terça-feira, 12 de outubro de 2010

Sob a poeira do tempo : Sonja Henie


Sonja Henie, nascida na Noruega, em 1912, faleceu a bordo do avião que a levava, de Paris, para Oslo, a 12 de Outubro de 1969. Foi patinadora artística e campeã olímpica em 1928, 1932 e 1936, conhecida actriz de Hollywood, e das mais bem pagas, na sua época. Teve uma vida amorosa turbulenta, onde se incluem 3 casamentos e diversos relacionamentos, nomeadamente, com Tyrone Power e Van Johnson. Foi também acusada de alguma cumplicidade para com o nazismo.
É, hoje, creio, uma figura quase esquecida.
Não me lembraria dela, não fosse fazer parte do meu primeiro "álbum" rudimentar e artesanal (feito por amigas minhas mais velhas) de artistas de cinema. Creio que foi a minha primeira colecção de cromos. Viriam depois os jogadores de futebol, etc.. As imagens, que se reproduzem, são dessa caderneta primitiva que data dos anos quarenta do séc. XX. Onde aparecem também Hedy Lamarr, Ginger Rogers, Tyrone Power, Marlene Dietrich e a citada Sonja Henie, além de outros e outras artistas de cinema.
Sic transit gloria mundi...

6 comentários:

  1. Não conheço esta patinadora, mas a caderneta é um apetite.

    ResponderEliminar
  2. Subscrevo as palavras de Miss Tolstoi.
    Esta caderneta faria a inveja do Filipe Nicolau, do Prosimtron.

    ResponderEliminar
  3. Pois, pois,MR! Mas a antiguidade é um posto, como se dizia na tropa...

    ResponderEliminar
  4. A descoberta de Carmen Miranda para o Cinema,se deve totalmente a Sonja(Sônia) Henie.Com Tyrone Power ela trabalhou no filme:"Dúvidas de Um Coração"(Second Fiddle),de 1939,dirigida por Sidney Lanfield.A atriz faleceu em 12 de outubro de 1969. É de duvidar,que ela tenha tido um caso com Ty e Van Johnson.Já vi tantos filmes em minha vida,mas jamais assisti um com Sonja Henie.

    ResponderEliminar
  5. Mas parece que deixou saudades e fãs... Obrigado, meu caro Marcos, pelas suas achegas, que vieram enriquecer este poste antigo, de 2010. Saudações lusas e cordiais!

    ResponderEliminar