domingo, 17 de outubro de 2010

Cromos 3 : Raças Humanas



Foi, com certeza, das muitas colecções de cromos da Agência Portuguesa de Revistas, uma das que teve recepção mais entusiástica e calorosa, por parte da Juventude desse tempo (Março de 1956). De tal forma que houve uma segunda série, em 1959. A primeira série tinha 128 cromos. A colecção portuguesa reproduz o mesmo conjunto que, originalmente, foi distribuído pela Editorial Bruguera da Catalunha, em 1955, com desenhos de E. Vicente Rodriguez. Mas a versão portuguesa, da A. P. de Revistas, acrescentou-lhe mais seis cromos pela respectiva ordem: 1.Mulher vianense, 2.Mulher de Avintes, 3.Cantadeira de Fados, 4.Varina ou Peixeira, 5. Mulher de Vila Viçosa, 6.Mulher do Algarve. Na imagem reproduzem-se os cromos do nº 4 ao nº 9, da segunda página da caderneta de "Raças Humanas", 1ª série.

P.S.: para MR, conforme prometido, e com votos de bom Domingo.

5 comentários:

  1. Adorei rever esta caderneta. Um dos meus preferidos era o negro com os pratos nos beiços.
    Obrigada.

    ResponderEliminar
  2. O domingo já passou, mas foi excelente. Obrigada.

    ResponderEliminar
  3. Ainda bem,MR. Rever os cromos também foi um prazer,para mim.

    ResponderEliminar
  4. Quanto valerá uma colecao destas? Tenho esta colecao que me foi doada mas não tenho a caderneta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não faço a menor ideia. O que lhe posso dizer é que este poste é bastante visitado...

      Eliminar