Conrad Peutinger faria anos a 16.10. - conforme a Neue Deutsche Biographie, Berlim, 2001 - embora outras fontes indiquem a data de 14.10.
Ora, nesta data, gostaria apenas de lembrar esse "amigo distante", o humanista Conrado Peutinger, de Augsburgo, a quem Valentim Fernandes confiou, muito provavelmente, os seus manuscritos sobre esse novo mundo descoberto reunido numa colectânea que, actualmente, conhecemos por Códice Valentim Fernandes.
Para além dessa preciosidade - que abordámos noutro lugar - Conrado Peutinger reuniu uma das bibliotecas maiores do seu tempo. Damião de Góis seria, porventura, uma testemunha valiosíssima na apreciação da biblioteca do humanista alemão. Na ausência de uma informação coeva e mais abrangente de Damião de Góis, houve quem se dedicasse, felizmente, à reconstrução do acervo da biblioteca de Peutinger, editando os seus catálogos (cf. Hans-Jörg Künast: Die Bibliothek Konrad Peutingers) e lembrando-nos que a História do Livro também se faz dos seus leitores e das suas bibliotecas.
Conrad Peutinger, não obstante a sua fortuna intelectual, teve, certamente, intuição semelhante na escolha da sua consorte, Margarethe Welser.
Para bom entendedor, o apelido da consorte diz tudo sobre outras fortunas, humanistas, ao serviço da humanidade.
Post de HMJ
Sem comentários:
Enviar um comentário