quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Pinacoteca Pessoal 34 : Philip W. Steer



Vai o mês de Agosto sob o signo das águas, aqui no Blogue, em postes, muito embora, astrologicamente, seja do domínio de Leão, que pertence ao elemento Fogo, como prescrevem os manuais.
Por isso, mais uma vez, é convocado o mar, agora com veleiros, num magnífico quadro de Philip W. Steer (1860-1942), até porque eu gosto muito de marinhas - quando bem executadas. E aprecio bastante este pintor inglês. Já, em 21/8/11, aqui me servi duma bonita aguarela de Steer para ilustrar e sublinhar um texto de férias e da beira-mar.
O Pintor é considerado como um dos representantes do Impressionismo inglês, muito embora uma maior nitidez de traço e cor o afaste da Escola Francesa, do mesmo nome, onde predomina mais a imprecisão sugestiva do desenho. Steer não esquece, totalmente, as influências próximas e nacionais de Turner e de Gainsborough.
Representado na Tate, o pintor inglês foi rejeitado como aluno na Academia inglesa, em tempos de juventude e esteve em Paris, cerca de 2 anos. Mais tarde, já prestigiado, veio a dar aulas na Slade School of Fine Art - a justiça e o bom senso ingleses, às vezes, acabam por prevalecer... Os Uffizi conservam no seu acervo um auto-retrato de Philip W. Steer.

Nota: o retrato que encima este poste foi tirado por George Charles Beresford, em 1922.

4 comentários:

  1. É realmente uma das mais bonitas marinhas que eu conheço.

    ResponderEliminar
  2. Que lindo quadro! Fiquei encantada a olhar para ele! Também gosto de marinhas.
    Vim espreitar o Primo Levi e descobri Philip Steer...
    Abraço
    o falcão

    ResponderEliminar
  3. Na verdade, MJ Falcão. Agradeço e saúdo, cordialmente, a sua visita.
    APS

    ResponderEliminar