O "post" de MR, no PROSIMETRON, sobre os trabalhos domésticos trouxe à memória uma lenda, a dos Anõezinho de Colónia [= Heinzelmännchen]. Eles vinham pela calada de noite e acabavam os trabalhos domésticos e de vários ofícios que, durante o dia, tinham ficado inacabados. Enquanto os artífices dormiam, os anõezinhos trabalhavam e, naquele tempo, Colónia era uma cidade feliz (!).
Se não fosse a megera da mulher do alfaiate ainda hoje os habitantes de Colónia podiam descansar, duplamente. Sucede que a criatura não sossegou enquanto não viu, pela calada da noite, os anõezinhos. Deitou ervilhas na escada para os observar a descer, escondendo-se num vão.
Pela manhã, os anõezinhos saíram da oficina do alfaiate e, claro, escorregaram pela escada. E, claro, nunca mais voltaram, obrigando os habitantes de Colónia a trabalhar mais e descansar menos. Daí, a fonte num lugar central de Colónia dedicada aos Heinzelmännchen:
Ainda hoje, e perante tarefas domésticas chatas, lembro-me sempre dos "meus Heinzelmännchen", desejando o seu regresso e "a comodidade que antigamente havia em Colónia".
Post de HMJ, dedicado a MR
Bem precisava de uns anõezinhos ou de uma varinha de condão, como sugeriu a Isabel, num comentário.
ResponderEliminarObrigada pelo poste, com umas elas ilustrações.
Não conhecia a lenda, mas conheço bem a fonte. Que saudades.
ResponderEliminarTambém gostaria que voltassem, desta vez para Lisboa.
ResponderEliminar