quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Heinzelmännchen - ou Anõezinhos de Colónia



O "post" de MR, no PROSIMETRON, sobre os trabalhos domésticos trouxe à memória uma lenda, a dos Anõezinho de Colónia [= Heinzelmännchen]. Eles vinham pela calada de noite e acabavam os trabalhos domésticos e de vários ofícios que, durante o dia, tinham ficado inacabados. Enquanto os artífices dormiam, os anõezinhos trabalhavam e, naquele tempo, Colónia era uma cidade feliz (!).
Se não fosse a megera da mulher do alfaiate ainda hoje os habitantes de Colónia podiam descansar, duplamente. Sucede que a criatura não sossegou enquanto não viu, pela calada da noite, os anõezinhos. Deitou ervilhas na escada para os observar a descer, escondendo-se num vão. 
Pela manhã, os anõezinhos saíram da oficina do alfaiate e, claro, escorregaram pela escada. E, claro, nunca mais voltaram, obrigando os habitantes de Colónia a trabalhar mais e descansar menos. Daí, a fonte num lugar central de Colónia dedicada aos Heinzelmännchen:


Ainda hoje, e perante tarefas domésticas chatas, lembro-me sempre dos "meus Heinzelmännchen", desejando o seu regresso e "a comodidade que antigamente havia em Colónia".

Post de HMJ, dedicado a MR

3 comentários:

  1. Bem precisava de uns anõezinhos ou de uma varinha de condão, como sugeriu a Isabel, num comentário.
    Obrigada pelo poste, com umas elas ilustrações.

    ResponderEliminar
  2. Não conhecia a lenda, mas conheço bem a fonte. Que saudades.

    ResponderEliminar
  3. Também gostaria que voltassem, desta vez para Lisboa.

    ResponderEliminar