terça-feira, 28 de agosto de 2012

Pinacoteca Pessoal 36 : Resende



Era Eugénio de Andrade que dizia, em versos ainda de extrema juventude:

Passamos pelas coisas sem as ver,
gastos, como animais envelhecidos...

Ele que escreveu algumas das mais belas palavras sobre a pintura de Júlio Resende (1917-2012). No próximo mês, completar-se-á o primeiro ano sobre a morte do Pintor, a 21 de Setembro. Mas voltando às palavras de Eugénio, quantas vezes eu passei na estação de 7 Rios ou Jardim Zoológico, do Metropolitano, sem me deter ou, mesmo, ver com alguma atenção os sinais leves, mas luminosos que Resende por lá deixou? Muitas vezes, por certo, ou porque ia com pressa, ou distraído de todo. E, no entanto, eles estavam lá. Os bichos da terra e do ar, na simplicidade do traço do Pintor portuense.
Aqui me penitencio, reproduzindo, em imagem, alguns dos estudos de Resende para o local. Quem por lá passar, ainda em férias, que pare, para ver, pois dará o tempo por bem empregue.


3 comentários:

  1. Das que conheço, se bem me lembro, é a que gosto mais.

    ResponderEliminar
  2. Não sei, tenho de pensar. :)
    Não conheço a Amadora nem o Aeroporto.

    ResponderEliminar
  3. A do Aeroporto, já conheço. É uma galeria, em jeito de caricatura, dos nossos artistas: Abelaira, Cardoso Pires... Interessante.

    ResponderEliminar