domingo, 5 de agosto de 2012

No Mercado, logo pela manhã, com preços e tudo


Ver uma profissional competente "descascar" uma boa pescada e transformá-la em filetes, é um espectáculo digno de apreciação, logo pela manhã. A pescada, do alto, estava a 8,75 euros, mas nós tinhamos vindo por causa da sardinha que, fresca e apetitosa, se oferecia a 10,50, o quilo. Protestei. A filha (licenciada, mas trabalhadora) da dona da Banca que, hoje, estava de candeias às avessas com a mãe, replicou-me que, pelo Sto. António, tinha chegado aos 15 euros.
Entretanto o robalo e a dourada, pesca à linha e alto-mar, pousavam na Banca, por igual, a 17,50. Valia-nos o popular carapau pequeno, a 3,95 - e estava fresco. Lá vieram 6 sardinhas, bem cheias e gordas, como manda a lei. Mais uns pimentos vermelhinhos, pepino, umas simpáticas maçãs riscadinhas, pêssegos, e assim se foi compondo o almoço de domingo. Que será acompanhado por um Sauvignon Blanc, da Casa Santos Lima, em cuja Quinta o Herculano produzia, no séc. XIX, o melhor azeite de Portugal. Quando se abandonou à Lavoura e deixou, de lado, a História...

3 comentários:

  1. As sardinhas têm atingido uns preços escandalosos. Tb vi no Mercado de Alvalade sardinhas a €15,00 pelo Santo António. Depois lá baixou.

    ResponderEliminar
  2. O facto, MR, se calhar, não estará alheio à diminuição, nas nossas costa, para cerca de metade dos cardumes de sardinhas, nos últimos 10 anos.

    ResponderEliminar
  3. Claro que deve ser, só que é difícil dar €15,00 por um quilo de sardinhas. :)

    ResponderEliminar