sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Caravaggio e o "chiaroscuro"


Em Montpellier, no Museu Fabre, mas também em Toulouse, decorrem exposições com o título de "Corps et Ombres" (Corpos e Sombras), até 14 de Outubro de 2012. Iniciado por Leonardo da Vinci, o "chiaroscuro" atingiu o seu desenvolvimento pleno na obra de Michelangelo Morisi da Caravaggio (1571-1610), tendo Georges de La Tour e Rembrandt como continuadores mais importantes. São estes pintores, os mais representados nas exposições referidas.
Diz o povo que "mais vale cair em graça do que ser engraçado", e Caravaggio nunca me caíu muito em graça, não impedindo esse facto de eu o considerar um dos grandes da pintura europeia de sempre. A sua vida sempre "à margem", a morte misteriosa, identificarem-no como "pintor e assassino" e a sua genialidade, no conjunto, contribuíram para a lenda e atracção que provoca. De algum modo, como Villon, Verlaine, Rimbaud, noutro patamar da Arte - a Poesia. Ser "artista maldito" tem algumas compensações...
Dito isto, o "chiaroscuro" que preside às exposições faladas acima. E reforçando a exemplaridade dele, na obra de Caravaggio, vale a pena citar um biógrafo (que não consegui identificar) que refere: "Levou tão longe o seu método de trabalho que não punha nunca ao ar livre e ao sol nenhum dos seus modelos, mas encontrava maneira de os colocar na penumbra dum quarto fechado somente iluminado por uma luz que descia do tecto incidindo sobre a parte principal do corpo e que deixava o restante espaço na sombra, de maneira que a violência do chiaroscuro reforçasse o conjunto". Como se pode comprovar, aliás, no quadro em imagem, intitulado "Mulher lendo a sina".

para MR e JAD, aficionados da obra de Caravaggio. E também para Margarida Elias, por óbvias razões.

3 comentários:

  1. O Museu Fabre (que não conheço) deve ter um acervo fabuloso. Esta expo deve ser interessantíssima.
    Gosto imenso da pintura de Caravaggio, mas só da pintura. Já li duas biografias dele (parece-me que até foram objeto de um post no Prosimetron): uma muito, muito má e outra, muito, muito boa. Como pessoa, ele era um amoral.

    ResponderEliminar
  2. Conheço pouco de Caravaggio. Já depois do poste colocado, estive a ver no Prosimetron e este quadro não está lá. Mas há imensas reproduções..:-)
    Uma boa noite!

    ResponderEliminar