segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Carlos Malheiro Dias



Romancista e historiador, homem de espírito largo, mas convicções profundas, Carlos Malheiro Dias nasceu no Porto, a 13 de Agosto de 1875, exilou-se no Brasil após a implantação da República, em 1910, regressou a Portugal, em 1935, e veio a morrer em Lisboa, a 19 de Outubro de 1941. Está sepultado no cemitério da Atouguia, em Guimarães, em jazigo sumptuoso e alto (creio que da família). 
Fervoroso monárquico, até ao fim da vida, não teve o menor problema em apadrinhar, livre e com espírito democrático, um dos primeiros livros de Aquilino Ribeiro, de contos, intitulado "Jardim das Tormentas" (1913). E, assim, explica o facto: "...Dir-se-ia, a um primeiro e superficial exame, que as nossas existências, por seguirem trajectórias diversíssimas, nunca se encontrariam. E, contudo, eis-nos aqui, fraternalmente juntos - e esta fraternidade, não é de Abel e Caim. - Porquê? Nenhum de nós fez às suas opiniões o mínimo sacrifício em benefício desta camaradagem. Eu me conservo fiel às convicções em que se educou o meu espírito, e nelas venero um património familiar. O Sr. Aquilino Ribeiro não necessita de que eu venha servir de fiador à constância inquebrantável da sua fé de revolucionário. ..."
O cenário de "Os Teles de Albergaria" (1910) - cuja capa da primeira edição, impressa no Brasil, se mostra em imagem - tem Guimarães como referência. Com "O Bobo", de Alexandre Herculano, e "Humus" de Raul Brandão (embora este o não diga), o romance de Malheiro Dias completa a trindade maior da ficção portuguesa, com localização vimaranense.
Anda esquecido Carlos Malheiro Dias, nos leitores de hoje, e é pena. Com tanta burundanga que se publica, hoje, em Portugal, a prosa escorreita e elegante dos seus romances vale bem o tempo de ser lida. Ou relida, para quem já a conheça.

4 comentários:

  1. Sou uma grande fã dos romances de Carlos Malheiro Dias. O primeiro que li foi A paixão de Maria do Céu e de enfiada os restantes. :)

    ResponderEliminar
  2. E também sou fã da Ilustração Portuguesa que ele dirigiu durante muitos anos.

    ResponderEliminar
  3. A mim, falta-me ler a "História da Colonização Portuguesa no Brasil" que só tenho visto em leilões, mas sai muito cara...

    ResponderEliminar
  4. Eu só li os romances e uns livros memorialistas sobre o final da monarquia.

    ResponderEliminar