segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Uso pessoal 8



Ao princípio era o Omega, que a minha Mãe usava, mas que fora do meu Pai. Esse relógio mítico desapareceu aquando da sua morte, era redondo e antigo, e nunca mais o vi.
Mas o meu primeiríssimo relógio era rectangular, pequeno, da marca Solvil (suiço) e ofereceram-mo, pelo exame da 4ª classe, tinha eu 9 anos. Era no tempo em que só se tinha um relógio e, quase todos os dias, tínhamos que lhe dar corda, para que não parasse. A esse ainda teve que se lhe substituir o vidro do mostrador, umas 2 ou 3 vezes, que as quedas das tropelias infantis não perdoam...
Aos 14 veio o Cauny Prima, de boa memória, na imagem. Quando fiz 34 anos, ofereceram-me o Longines que nem sempre se portou bem, em rigor e pontualidade, embora tivesse sido bem caro. E, pela primeira vez na vida, eu era detentor de 2 relógios, em perfeito funcionamento - coisa fina!, para quem fora habituado a só ter um e a uso.
Era também no tempo em que começaram a aparecer os Swatch, que se mudavam como quem muda de casaco, de acordo com as circunstâncias... No final do séc. XX, veio de presente o Junghans (alemão) que ainda hoje uso e tenho, no pulso. Impecável quanto a exactidão, redondo, também, e discreto. Há ainda um Tissot que não aparece na fotografia, um pouco pesado, comprado barato num Flohmarkt de Colónia, por 125,00 euros, em segunda mão. Funciona bem.
O Casio-Quartz, na imagem, é chinês de origem, e foi um caso de emergência. É que eu não consigo andar sem relógio de pulso e, um dia, em Lisboa, reparei que me tinha esquecido do Junghans, em casa. E lá entrei num desses bazares chineses onde, por tuta e meia, o adquiri. Pelo preço que dei, até trabalha bem.
Na imagem que encima este poste, pode ver-se o relógio de bolso que foi do meu Avô. Mas esse, coitado, já deixou de trabalhar há muito, e não tem conserto. Além de ter um dos ponteiros à dependura. Mas acho-o bonito e, por isso, o conservo. A marca dá pelo nome de Remontoir Cylindre e, ao que tudo indica, poderá ser de origem francesa. Ou então do cantão francês da Suiça.

3 comentários:

  1. O meu primeiro relógio foi um Alpina, oferecido pela minha avó quando fiz a 4.ª classe. Uns anos maia tarde tomou um banho numa piscina e quando foi ao relojoeiro já não tinha conserto.
    Também tive um Cauny Prima e mais uns quantos, entre os quais um Timex. O penúltimo (não me lembro da marca - agregada à Omega -, e que ainda tenho) começou a desaustinar e foi substituído, há mais de dez anos, por um Swatch que se tem portado na maior.

    ResponderEliminar
  2. Tenho um familiar que usa um Longines há 53 anos, a funcionar na maior. :)

    ResponderEliminar
  3. Lembro-me vagamente da marca Alpina. O Longines acabou por ser uma inesperadíssima surpresa, pela negativa, e até o mandei rectificar por 2 vezes, mas sem resultados bons - atrasa-se sempre, um pouco.
    De todos os outros não tenho razões de queixa.

    ResponderEliminar