quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Dos mirtilos ou arandos, e seus congéneres profilácticos


Dos mirtilos (ou arandos), dei por eles só no final dos anos 80, e fora de portas. Sabia que existiam no norte de Portugal, mas não tinham sequer comercialização, na altura. No entanto, a profusão dos beeren, na Alemanha, e dos bery ingleses, despertou-me a atenção, pois, por cá, este tipo de bagas só era conhecido, e por vezes apreciado, em compotas maioritariamente, e sob a forma de amoras e framboesas.
Mas os mirtilos, de há uns anos a esta parte, estão na ordem do dia; a princípio, chamaram-lhes anti-oxidantes, e logo os hipocondríacos ficaram de orelhas alerta e passaram a consumi-los. E, agora, até o British Medical Journal, citado pelo "Obs.", refere que o risco do diabetes tipo 2 diminui 26%, através do consumo de 3 porções semanais de mirtilos.
Será verdade?

10 comentários:

  1. Estava agora a pensar neles porque tenho visto muitas fotografias. Nunca comi. são bons?

    ResponderEliminar
  2. Estava agora a pensar neles porque tenho visto muitas fotografias. Nunca comi. são bons?

    ResponderEliminar
  3. Agro-doces, Margarida. Diria que têm um sabor interessante.

    ResponderEliminar
  4. Eu gosto muito e este ano, encontrou-se no mercado mais vezes que o habitual. Li, há alguns anos, que eram bons para evitar cistites e inflamações na bexiga. O certo é que nunca mais tive nenhuma ocorrência...

    ResponderEliminar
  5. No que me diz respeito, já tenho um arbusto de mirtilo plantado no quintal e este ano até os provei. Só que distraímo-nos e os que ficaram, ainda verdes, foram comidos pelos melros :(
    A passarada não perdoa!

    ResponderEliminar
  6. E, em última instância, não os havendo frescos à venda, há sempre na Ikea (passe a publicidade) em compota, que é boa.

    ResponderEliminar
  7. Os passarecos sabem o que é bom..:-)

    ResponderEliminar
  8. a semana passada, comi uns enormes. Nunca os tinha visto tão grandes.

    ResponderEliminar