segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Pequena história (24)


No início de Novembro de 1963, diversas suites do Hotel Texas, em Forth Worth, próximo de Dallas, foram reservadas para a comitiva presidencial americana lá pernoitar, de 21 para 22 desse mês. A melhor suite do Hotel, por não oferecer tanta segurança, foi destinada ao vice-presidente Lyndon Johnson e mulher; a suite 850 foi reservada para o casal Kennedy. Para compensar o facto, as forças vivas de Dallas resolveram fazer uma surpresa ao Presidente e, com a ajuda dos museus regionais e de alguns coleccionadores particulares, projectaram decorar, régia e artisticamente, os três aposentos da suite 850.
Foram assim seleccionadas 16 obras de arte, onde se incluiam uma escultura de Picasso (A coruja zangada) e outra de Henry Moore, telas de Van Gogh (Estrada com camponês de sachola ao ombro), de Monet (Retrato da neta do Artista) e de Raoul Dufy (Baía de Deauville). Sendo as restantes obras de artistas americanos modernos: Thomas Eakins (Swimming), Marsden Hartley (Sombrero with gloves), entre outros quadros, bem como pequenas esculturas de Jack Zajac. Nenhuma destas obras tinha, na altura, mais de cem anos.
O casal presidencial Kennedy chegou à suite, cansado, pouco antes da meia noite, e ninguém sabe se apreciou, devidamente, a surpresa. O que sabemos é que foi a última noite dormida, com vida, por John Kennedy. A 22 de Novembro de 1963, seria assassinado nas ruas de Dallas.
O Museu de Arte de Dallas decidiu, recentemente,  comemorar a efeméride e o facto, inaugurando, nas suas instalações, uma exposição que reagrupa, de novo, as obras de arte que estiveram na suite 850 do Hotel Texas de 21 para 22 de Novembro de 1963. Só faltavam o retrato da neta de Monet e a paisagem marítima de Dufy.

7 comentários:

  1. Muito interessante. Desconhecia por completa esta história.

    ResponderEliminar
  2. Muito interessante. Desconhecia por completa esta história.

    ResponderEliminar
  3. Também eu desconhecia, até ter lido a notícia da exposição, no "TLS".

    ResponderEliminar
  4. Não conhecia. E já agora, uma pergunta: porque é que não foram as duas últimas peças? Desculpe a preguiça de fazer buscas...

    ResponderEliminar
  5. Não posso, com rigor, satisfazer-lhe a curiosidade, mas creio que teriam mudado de dono.
    De qualquer forma a escolha de um Dufy e um Monet foi feita em função do gosto pela cultura francesa, da Sra. Kennedy.

    ResponderEliminar