sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Colheita da manhã : algumas palavras


"...O «pensador» - a categoria portuguesa com este nome - está cheio de visões do mundo, mas falta-lhe aquilo que desde sempre sobra no filósofo: uma visão da linguagem, uma interrogação sobre o significado das palavras. Daí a ilusão de transparência que transmite, que é uma transparência ingénua, semelhante à dos poetas que têm muita coisa para dizer e muitos sentimentos para exprimir. São, à sua maneira, realistas alucinados."

António Guerreiro, in "Pensadores e filósofos" (ípsilon, jornal Público, de 20/9/13).

2 comentários:

  1. Concordo por isso sempre sonhei estudar filosofia mas, acho que (por agora) ainda me falta qualquer coisa para conseguir compreender esse mundo...daí que também por isso tenha optado por História no meu regresso à faculdade mas, um dia vou tentar a filosofia...

    ResponderEliminar
  2. Estou convencido, até pelo passado, que os portugueses não são muito vocacionados para filosofar. Incluo-me, naturalmente, no rol.
    Mas uma coisa é aprender, enriquecer-se com uma estrutura mental de pensamento, ensinar, e outra coisa é praticar.

    ResponderEliminar