sábado, 7 de setembro de 2013

Um pequeno aditamento pessoal, ornitológico e aquiliniano


Escolher é, forçosamente, também recusar ou excluir, pelo menos. Há que delimitar as opções.
Quando folheei o "Guia das Aves de Aquilino Ribeiro", de que aqui falei (22/8/13) e recomendei recentemente, uma das primeiras coisas que fiz, foi consultar-lhe a bibliografia usada. Dela constam 13 livros mas, para minha grande mágoa, "A Casa Grande de Romarigães" (1957), que eu considero a obra-prima aquiliniana, não fora objecto da antologia. Fora ignorada, simplesmente. Pus-me em campo, na perspectiva ornitológica, e comecei a reler. Do início da releitura, aqui vão algumas achegas ou aditamentos, sobre aves, aquilinianos:

Também ali perto, por uma tarde fosca de Outubro, chegou um gaio, voejando de chaparro em chaparro, a grasnar mal-humorado como é próprio da raça. (pg. 14)
...
Traziam um nebri e um esmerilhão ensinados na caça de volataria, mas ainda não houvera ensejo de largá-los. (pg. 19)
...
Ao subir pela vereda que passava meio monte, um bando de perdizes tocou os alegres tintinábulos. (pg. 20)
...
Os corvos, naquela manhã cortavam de estafeta da serra da Arga para a Labruja e viram naquela lidairada na veiga de Romarigães, crocitaram:
- Teremos outra vez guerra?!
Na mata, os picanços e rincha-cavalinhos despediram para outras paragens. Calaram-se as rolas nas corutas dos pinheiros e as poupas ficaram de sobreaviso, pentes ao alto como sevilhanas em praças de toiros. (pg. 25).

E foi esta a colheita, só até à página 25 de "A Casa Grande de Romarigães" : 9 referências a aves! E o livro ainda tem mais 414 páginas para ler...

6 comentários:

  1. Já estou a ver que esta pesquisa de Ana Isabel Queirós não é tão minuciosa como o APS imaginava...
    E por muito pouco minuciosa que fosse, A Grande Casa de Romarigães era um dos primeiros livros a ler.

    ResponderEliminar
  2. E tem toda a razão, MR.
    Agora, e a frio, parece-me uma omissão imperdoável.

    ResponderEliminar
  3. Coitada, a investigadora talvez estivesse a fugir ao mais previsivel, escolhendo obras menos conhecidas... mas 13, são poucos talvez saia um -volume II.

    ResponderEliminar
  4. Não creio que haja II volume..:-)
    Este, apesar de tudo, no seu conjunto tem uma certa unidade, interessante. Mas também é muito português ficarmos a meio dos grandes trabalhos...

    ResponderEliminar
  5. Esta também me parece uma falha grave, mas confesso que ando a (re)ler "A Casa Grande de Romarigães" e passou-me despercebida alguma desta passarada. Se calhar porque não conheço muitos dos nomes de aves ali mencionados...
    Boa noite

    ResponderEliminar
  6. Também me fica sempre uma parte por saber, muito embora alguns nomes tenham equivalentes regionais (neste caso, Beira Alta) diferentes.
    Uma boa noite, também!

    ResponderEliminar