terça-feira, 24 de setembro de 2013

Sem garantia absoluta...


Sendo, como é, tão escassa a nossa iconografia, sobretudo dos reis da primeira e segunda dinastia, fiquei surpreendido com este quadro, que eu não conhecia, retratando D. Manuel I (1469-1521). A imagem vem no último "Obs.", ilustrando um artigo sobre a expulsão dos judeus, no reinado do rei Venturoso.
Infelizmente, não há qualquer indicação sobre a proveniência ou autor do retrato, mas quis deixá-lo no arquivo virtual do Blogue, mesmo sem a certeza de ele personificar o monarca.

2 comentários:

  1. Parece-me uma pintura feita nos últimos três séculos (XVIII-XX). Mas, por favor, escreva-lhes e pergunte onde foram buscar a reprodução. Sobre um quadro com a mesma matriz, existente em Viena, existe um artigo de Fernanda Espinosa. Em Wien o quadro diz João Quarto (o que não pode ser). Depois fizeram querer que era D. João II (e com este nome tem dado, erradamente, rosto a esse rei). Pela moda só pode ser posterior a 1517-20. Assim, poderia ser, pela moda, D. João III ou D. Manuel. Como o quadro de Wien diz IV, aceitou-se o erro só no número. Se este for da época, acabava a dúvida.

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado pelas achegas, fundadas e sólidas - de quem sabe.

    ResponderEliminar