sábado, 28 de setembro de 2013

Os elementos e a paisagem da manhã


Como ontem, as nuvens vão céleres, vertiginosamente cinzentas para Nordeste, fazendo esquecer e rasurando o azul de há poucos dias. O rio e o horizonte outrabandista vão a preto e branco, quase baços, como nas primitivas e clássicas fotografias de outrora.
Tirando o magnífico e nítido arco-íris de ontem, as primeiras chuvas de Outono, se vamos sair, criam-nos a incomodidade da dúvida, sobre os artefactos e o que havemos de vestir: camisa de manga curta ou comprida? Casaco? Guarda-Chuva?
E, ontem, o vento de que tanto gosto normalmente (apreciado raramente pelo sexo feminino) excedia, pela violência tonitroante, a minha capacidade de afecto. Talvez a mesma violência com que os americanos andam a escavar os seus Estados, em busca do gás de xisto - lá se vai o solo e as águas...
Dizem, com propriedade, que ainda neste século as temperaturas, na Terra, vão aumentar, em média, 4º e os Oceanos hão-de subir 80 centímetros.

2 comentários:

  1. Gosto de nevoeiros. Já de vento, depende. Se fôr muito forte e gélido como aqui em Almere, dispenso. Hoje, está um dia lindo de Outono, com sol. E venha ele, que neste aspecto, eu sou muito como os gatos... :-))
    Bom Sábado!

    ResponderEliminar
  2. Pois, então, é de aproveitar! Que nós, por aqui, parece que vamos ter quase uma semana de chuva, segundo as previsões..:(
    Um bom resto de fim-de-semana!

    ResponderEliminar