quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Bibliofilia 87


Estas edições iniciais, com as capas em imagem, de "Uma Abelha na Chuva", de Carlos de Oliveira (1921-1981), não são muito frequentes em aparecer à venda - quem as tem, chama-lhes suas... Porque, além do Escritor fazer grandes revisões aos textos, foram ilustradas por dois dos maiores capistas portugueses. 
A 1º edição (1953), impressa na Coimbra Editora, tem capa de Victor Palla. A segunda edição, de 1960, publicada pela Editora Ulisseia, foi ilustrada por Sebastião Rodrigues sobre fotografia de António Sena da Silva. A terceira capa, a vermelho e dourado, pertence a uma edição especial de 1.600 exemplares ( o meu, assinado por Carlos de Oliveira, tem o nº 1.546), editada pela Limiar (Porto), em 1976, com 6 guachos de Júlio Pomar, concebidos para o efeito.
A título de curiosidade, lembro que Fernando Lopes (1935-2012), em 1971, realizou um filme homónimo, baseado nesta obra de Carlos de Oliveira.

6 comentários:

  1. Como quase todas as que fez, aliás.

    ResponderEliminar
  2. Não conheço a ed. il. pelo Pomar.
    Quanto ao filme, gostei quando estreou, mas já não gostei tanto quando o revi há uns anos.

    ResponderEliminar
  3. Belo conjunto de edições de "Uma Abelha na Chuva"!
    A mais antiga que tenho é de 1971, já uma 5ª edição, com capa de Lima de Freitas. Gosto particularmente de uma fotografia a abrir o texto com casario que julgo ser de Cantanhede, mas não a casa de Carlos de Oliveira.
    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  4. E a edição especial saiu-me barata, em leilão, numa noite de imensa chuva, com poucos licitantes na sala.
    Muito obrigado. E um bom domingo para a Maria!

    ResponderEliminar