sábado, 28 de setembro de 2013

Apontamento 21: Boas Notícias



Ao que parece, e ainda bem, é o comércio tradicional a marcar pontos nas escolhas dos consumidores. Embora forçada pela crise, agrada-me a tendência, como início de uma batalha maior, dos consumidores, pela defesa da liberdade de escolha e contra a “unicidade” do gosto, contra o poder excessivo – quiçá mafioso – dos grandes grupos na imposição de preços, prazos de pagamento e modos de produção, aos produtores.
A notícia divulgada hoje num jornal nacional encontra, no meu jornal de referência, DIE ZEIT, algumas reportagens, que tenho acompanhado com muito gosto, sobre a sobrevivência de algumas manufacturas, ditas artesanais, que ainda sobrevivem nos países do Sul da Europa. O mais recente destacava a “indústria vidreira” artesanal em Espanha.
Lembrei-me, obviamente, da indústria vidreira nacional. O depósito da Marinha Grande, na Rua de S. Bento, onde se encontrava tudo e o trabalho dos artífices nos enchia o olho.
Além disso, um passeio pela Rua de S. Bento, a Rua dos Fanqueiros – para ver os tecidos – ou outras ruas da Baixa, não se compara aos “balões fechados” dos “Centros Comerciais e Grandes Superfícies”.

Não tenho dúvida de que, em consciência e com esclarecimento, o homem acabará por defender a dignidade do trabalho do seu próximo, porque lhe reconhece a sua dedicação e o seu esforço que os farsolas dos “Soares dos Santos e quejandos” apenas sabem sugar em proveito próprio.
Post de HMJ

9 comentários:

  1. O depósito da Marinha Grande na Rua de S. Bento acabou?
    Tb fui muitas vezes a essa loja, depois de fechar a loja que a fábrica tinha na Rua de S. Nicolau (ou seria noutra transversal da Baixa?). E tb encerrou uma na Av. de Roma, que me dava bastante jeito.

    ResponderEliminar
  2. Para MR.
    não sei se o depósito da Marinha Grande, na Rua de S. Bento, acabou. Tenho andado mais pela Rua dos Fanqueiros para comprar copos, etc. O "Braz e Braz" já fechou. Por enquanto, resta-me, e passe a publicidade, a "Pollux" para encontrar produtos nacionais. Contudo, não sei até quando.

    ResponderEliminar
  3. É uma pena que todas essas lojas fechem!

    ResponderEliminar
  4. Vi ontem que o que restava do Braz & Braz tinha fechado.
    Nos últimos anos, também tenho ido mais à Pollux.

    ResponderEliminar
  5. Para a Isabel: é, de facto, uma pena.
    Para MR: por ironia do destino, ainda consegui comprar, há ca. de dois meses, um "salazar"(!) no Braz&Braz da Praça da Figueira.

    ResponderEliminar
  6. Estou inteiramente de acordo consigo, HMJ! Oxalá essa tendência se mantenha e até se consolide, mesmo para além da crise.

    ResponderEliminar
  7. Para Maria A.:
    Espero, também, que a tendência se consolide.

    ResponderEliminar
  8. Mas na minha Rua dizem-me que as pessoas só voltaram para as lojas tradicionais por causa do Rol.
    Compra-se e vai-se pagando, no fim do mês.
    Mas já começam a ameaçar em colocar o nome dos caloteiros, com mais de três meses, na montra.
    Tempos de crise, hábitos antigos, mas dantes julgo que pagavam (ou melhor, havia mais vergonha em não pagar).

    ResponderEliminar
  9. Para JAD:
    Infelizmente, quando o mau exemplo vem de cima, é difícil pedir aos remediados valores e virtudes que deviam ser social e culturalmente defendidos e protegidos.

    ResponderEliminar