sábado, 14 de setembro de 2013

Recomendado : quarenta e um - Museu de Arqueologia, Belém


Creio que foi a terceira vez que lá fui. A primeira, em finais de 60, deixou-me pasmado com as duas (3?) múmias egípcias, que julguei não haver em Portugal. Como a Sagres I, resultado do arresto e confisco, em 1917, de bens germânicos, aquando da declaração de guerra à Alemanha. O largo espaço museológico, no entanto, aproveitando uma parte do claustro dos Jerónimos, pareceu-me desajeitado e pouco arrumado, mais parecia uma insólita Feira da Ladra.
Quando voltei, há dias, ao Museu de Arqueologia, gostei do que vi. O acervo foi distribuido por três núcleos semi-independentes, mais outro, para exposições temporárias. Arte egípcia, antiguidades romanas e Lusitânia. As múmias de falcões e crocodilos pequenos colheram a minha admiração. Lá estavam também as três múmias egípcias, em bom estado de conservação. Os toscos guerreiros lusitanos em pedra, mas também os seus torques (espécie de colares e insígnias dos chefes), em ouro maciço.
Mas gostaria de destacar, especialmente, a galeria de exposição temporária composta, de momento, por um núcleo emprestado pelo Museu de Vila Franca de Xira ao de Arqueologia, reunindo uma série de peças arqueológicas romanas oriundas das escavações, que continuam a decorrer, no Monte dos Castelinhos. Há, por lá, peças de estatuária lindíssimas, de tamanho médio e em boas condições para a idade que já levam.
Fica a recomendação. E, como o Museu de Arqueologia fica em Belém, ainda se pode revisitar os Jerónimos, que são sempre agradáveis de se ver.

3 comentários:

  1. O Museu está muito bem. E as exposições também costumam ter cabeça, tronco e membros.
    Esta não vi.

    ResponderEliminar
  2. Ainda me lembro do Museu parecer um armazém. :)

    ResponderEliminar
  3. O Museu ganhou imenso com a remodelação que lhe fizeram, por alturas da Expo 98.

    ResponderEliminar