Tirando as múltiplas (cerca de 30) versões da Catedral de Rouen, pintadas por Claude Monet (1840-1926), às mais diversas horas do dia, aproveitando os diversos tipos de luz solar, entre 1892-4, creio ser Vincent van Gogh (1853-1890) o pintor que mais variações tem, sobre um mesmo tema. Augustine Roulin, mulher do carteiro de Arles, foi retratada, obsessivamente, pelo pintor holandês. Dos vários quadros que a ela dedicou, há cinco telas, pelo menos, em que a senhora Roulin é retratada, pouco depois do parto, com o título: La Berceuse - pintadas entre Março de 1888 e inícios de 1889. Não se vê o berço do recém-nascido que ela embala, apenas a corda que segura entre as mãos. E as variações são mínimas: de algumas cores, do cenário de fundo, da posição das mãos, e pouco mais.
Segundo especialistas, cronologicamente, as telas existentes pertencem aos seguintes acervos:
1. Rijksmuseum Kröller-Müller, Otterloo.
2. Colecção particular da família Annenberg (Califórnia).
3. The Art Institute, de Chicago.
4. Museu Stedelijk (Amesterdão).
5. Fine Arts Museum, em Boston.
Reproduzem-se em imagem o quadro existente em Boston e, na segunda posição, a tela pertencente à família Annenberg.
À vista desarmada, a diferença nestas duas telas está nalguns tons. Vou tentar ver as outras.
ResponderEliminarAs mãos estão cruzadas ao contrário. :)
ResponderEliminarPara estes quadros devíamos abrir uma secção de «Descubra as diferenças». Eu era fã...
A versão da família Annenberg é diferente das outras 4, na posição das mãos. E a de Boston já foi pintada de memória (ou recopiada das outras), por van Gogh, porque Augustine Roulin já não estava em Arles.
ResponderEliminarBoa noite, MR.