domingo, 22 de setembro de 2013

Livrinhos 20


Seria de pouca altura (como o livrinho, aliás) e muito magro, este castelhano e fidalgo Don Jerónimo de Cáncer y Velasco (1599?-1655), mas de feitio alegre e chistoso. Poetava maviosamente, mas também com espírito e graça, de tal modo que lhe publicaram esta edição (3ª ibérica e 1ª, em Lisboa) póstuma, por cá, em 1675. Teria, com certeza, admiradores portugueses. Edição maneirinha, de 7 por 12cm.
O exemplar é raro e contam-se apenas 7 exemplares em Espanha e, segundo Viterbo, existiam 3, em Portugal (Ajuda, BNP e BPP). Este meu simpático exemplar, foi comprado nos idos de 90, já encadernado em pergaminho, mas teve que ser restaurado, com atenção e carinho, por HMJ. Tem pequenos defeitos que atingem (pouco) o texto, nas páginas 221 a 224. Palau regista-o sob o nº 41859.

6 comentários:

  1. Então era este mimo que andava a ser tratado pela HMJ? Parece não ter faltado atenção e carinho porque o aspeto é ótimo! E reparei que a capa é semelhante à do meu "Thesouro de Prudentes" e também foi fixada aos cadernos pelo mesmo processo, com o cordão que sai da lombada.
    Gostei imenso de ver este exemplar raro. Que sorte!
    Boa noite

    ResponderEliminar
  2. Não, Maria, não era este. O que a HMJ está a cuidar vai demorar mais 3 ou 4 meses, é dela, e do séc. XVI.
    Uma boa noite, para si!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já não me lembrava desse "pormenor" de que é um exemplar de quinhentos. Teremos que aguardar ainda alguns meses, então.

      Eliminar
  3. Com paciência correspondente à da tratadora..:-)

    ResponderEliminar