terça-feira, 10 de setembro de 2013

Filatelia LXXIV : dos trabalhos de casa, inventário sucinto


Embora pessoal e intransmissível, o gosto pela filatelia e seus trabalhos terá, seguramente, alguma correspondência afim em muitos coleccionadores fiéis de selos e com anos deste singular exercício.
Da colecção mundial, que adquiri em Janeiro de 2013, e de que dei conta anteriormente (Filatelia LVIII, de 5/2/13), completados os trabalhos de debulha das partes acessórias e menos nobres, cheguei agora ao núcleo duro, de que iniciei o tratamento: descolagem e secagem dos selos, classificação e arrumo.
Este núcleo duro é constituido por um velho álbum universal, de 1891, que contempla casas ou espaços para todos os selos emitidos no mundo, no período dito clássico (1840-1890) - a época mais interessante, para mim. O álbum não terá passado por mais do que 2 ou 3 filatelistas e, embora haja naturalmente selos estragados (ou space-fillers, como lhes chamam os ingleses), para o tempo que tem, está bem conservado, e a colecção relativamente limpa. O coleccionador inicial, dedicadamente, até se deu ao trabalho de anotar o progresso da colecção nos primeiros anos. No verso da contracapa, a lápis, reza assim:
- Em 1 de Setembro de 1891, há 122 anos portanto, tinha 645 selos, entre novos e usados.
- No mês de Novembro de 1892, a colecção atingiu 836 estampilhas.
- A 1 de Setembro de 1893, já havia 1277 lugares ocupados, no álbum.
- No dia 26/3/1894, o filatelista anónimo registou: 1.373.
- A última anotação, a 6 de Março de 1895, informa o número redondo de 1.500 selos.
A utilização de cola ou charneiras artesanais não me dá, por vezes, alternativa senão recortar, no álbum (para minha pena), o papel em volta dos selos - porque é mais seguro assim - e depois mergulhá-los num pequeno recipiente de água morna, com sal, a fim de os descolar e lavar, convenientemente. E o trabalho lá vai prosseguindo. À França, país de origem do álbum, e que vinha no início, seguiu-se a Alemanha unificada (Deutsches Reich), de que dou 2 imagens: dos selos no álbum, tal como vieram, e já depois de descolados e classificados, cronologicamente. Seguir-se-á a colocação no álbum respectivo da minha colecção.

Sem comentários:

Enviar um comentário