quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Reflectindo (também sobre poesia)


Depois deste cometa rapace (de apelido Jorge, nome que até me é querido, linguisticamente falando), que durou, ao leme, apenas trinta dias, pergunto-me se o barco não estará a ser governado por uma quadrilha de piratas...
Entre um livrinho sobre os quadros de Dufy, inspirados pela Música, uma Velha Guarda (aguardente vínica velha) e o "Últimos Versos", de Pascoaes (1877-1952) - que me pousa, ao lado, na mesa - começo a entrar nesta minha noite, amena de Verão, com uma aragem simpática e fresca, que me vem do Tejo, ao longe, por acréscimo e companhia grata.
Destes versos finais de Teixeira de Pascoaes, falou Eugénio de Andrade com fiel amizade e alguma contenção verbal. O livro é já póstumo: saíu em Fevereiro de 53. E volto a admirar o último livro de Herberto Helder, que continuo a ler, e me continua a surpreender, num poeta que já completou os 82 anos.
Felizes os poetas que morreram moços. Nobre, Cesário Verde, Keats, nunca perderam a voz. 

8 comentários:

  1. Que a Poesia, e as letras em geral, ou a Arte em geral, seja refúgio destes tempos de corso. Mas esta é uma promiscuidade ( política/finança ) que vem de longe, e só por se conhecerem bem uns e outros é que podem fazer estas convenientes delações.

    ResponderEliminar
  2. A poesia é um pretexto,
    um belo pretexto até
    para falar do contexto
    (em nota de rodapé).

    ResponderEliminar
  3. O meu amigo é um repentista notável, como é o meu fraterno A. de Almeida Mattos... Eu, não tenho esse dom, sou lento e canastrão. Grato pela sua visita, sempre muito apreciada.

    ResponderEliminar
  4. Pois é, LB, temos que nos refugiar nestes "paraísos artificiais", para evitar a tristeza abjecta e as sarjetas do dia dia...

    ResponderEliminar
  5. Esperemos agora o que o Jorge vai dizer da Albuquerque. Que tem estado muito caladinha. :-)

    ResponderEliminar
  6. Não me admirava...quando as coisas dão para o torto, é que se vê o ninho de lacraus...

    ResponderEliminar
  7. Sim que ela devia conhecê-lo desses swaps... Ir buscar uma criatura para secretário de Estado a um banco que nos quer impingir cartões de crédito pelo telefone e nos centros comerciais...

    ResponderEliminar
  8. Tirando 2 ou 3, do grupo, parece que todos eles fizeram tirocínio para Pinóquios...

    ResponderEliminar