segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Regionalismos transmontanos (2)


Acabados que foram os regionalismos minhotos, seleccionados da obra de M. Boaventura referida anteriormente, dá-se hoje sequência, duplamente (o primeiro poste sobre transmontanismos é de 1 de Março de 2011), aos regionalismos de Trás-os-Montes, escolhidos do livro "Dicionário de Trasmontanismos" (2005), de Adamir Dias e Manuela Tender.
As palavras passam, contagiam, evoluem e avançam, não se compadecendo com as fronteiras geográficas que os homens, administrativamente, traçam a régua e esquadro, sobre os mapas - nem tudo é coincidente. Por isso, é muito provável que alguns destes regionalismos transmontanos se possam, também, encontrar no Minho, como desta antiga província também alguns termos típicos tivessem passado para além do Marão.
Seguem-se, então, regionalismos transmontanos iniciados pela letra A:

1. À doca - à sorte.
2. Abantar - andar ou trabalhar depressa.
3. Abascado - burro, pateta, apalermado.
4. Abentão - a parte húmida do focinho do boi.
5. Abundar - trazer.
6. Acebar - açular, instigar.

4 comentários:

  1. Não me lembro de nenhum; mas a minha cultura transmontana é fraca... andei por lá na sequência da revolução, um putinho, tentando ser útil... como se sonhava nessa época, com dezasseis anos parti para Vilar de Perdizes, para ensinar a ler e a escrever. O povo estudantil com o MFA... Campanhas de alfabetização. Bons tempos em que sonhava poder ajudar a transformar o Mundo, num Mundo melhor.

    ResponderEliminar
  2. A zona vizinha do Minho conhecia eu bem, mas até aos anos 80, nunca ultrapassara Vila Real de que gostava muito. Só depois vim a conhecer o resto.
    Trabalho meritório, esse, e feito na altura mais propícia.
    Dos transmomtanismos, apenas os 4 e 5 me eram familiares.

    ResponderEliminar
  3. Estes regionalismos transmontanos devem vir a provar a minha enorme ignorância do assunto..:-)

    ResponderEliminar