quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Uns livrinhos de Arte


Os livros de temática sobre Arte sempre foram caros, sobretudo pelas reproduções de quadros que, muitas vezes, contém. No entanto, o interesse que despertam é, ao que parece, momentâneo e efémero, pelo menos, lá fora. Quer na Inglaterra, quer na Alemanha, 2 ou 3 anos, depois de terem saído, entram em saldo, com rebaixas substanciais sobre o preço inicial. Eu próprio, que já fui um entusiasta por esta temática, sobretudo na minha juventude, costumo dizer, hoje, em tom de brincadeira que: são livros para ver, uma vez por ano...
Mas quando era novo cobiçava-os muito e o orçamento não dava para extravagâncias deste género. Por isso, me lembro que, numas férias (Natal? Páscoa?), tendo sido afortunado, no jogo de poker com os amigos, apliquei a quase totalidade dos ganhos em 2 livrinhos sobre a pintura de Modigliani, com várias reproduções de quadros do pintor italiano. Deixo-os em imagem, a encimar o poste.
Os outros dois livros, um pouco maiores (sobre Botticelli e Dufy), já os comprei mais tarde. E, hoje em dia, não é muito frequente comprar livros desta temática.

9 comentários:

  1. pois são muito caros. mas, com a quantidade de galerias online, museus com visitas virtuais ... não desejo muito compra-los. novos tempos :)

    ResponderEliminar
  2. É verdade, de alguma forma já quase se não justifica.

    ResponderEliminar
  3. Eu também tenho (tinha, porque há uns anos, devido à falta de espaço, a quase totalidade dos livros de arte mudou de casa) alguns livros desta coleção. E penso que tinha os dois Modigliani e o Dufy, mas talvez os possa procurar hoje. Estes livrinhos para o preço tinham boas reproduções a cores.
    Dos livros de arte, guardei uns Rodin, Caravaggio, Dürer e pouco mais. Mas entretanto comprei ou ofereceram-me um ou ou outro, pelo menos mais um Caravaggio e um Cranach que não vão mudar de casa. :)
    Bom dia!

    ResponderEliminar
  4. Ontem, MR, dos pequeninos, não consegui encontrá-los a todos, porque também tenho do Renoir, Gauguin, Soutine...
    Os de Modigliani (versão espanhola da edição francesa, original) custaram-me, em meados dos anos 60, Esc. 15$00, cada.
    Bom dia!

    ResponderEliminar
  5. Amanhã sai geminação com os que encontrei. :)

    ResponderEliminar
  6. Tenho alguns livros de arte, mas mais de metade comprei-os nos últimos anos, desde que conheço as publicações da Taschen. Tem livros acessíveis, baratos, mesmo!
    Aqui em Castelo Branco também não havia grande variedade (nem há), mas quando vou a alguma FNAC ou outra livraria fora daqui, aproveito e sempre compro algum.
    Os de pintores portugueses é que costumam ser caríssimos. Já me encantei com alguns, mas acabo não comprando, porque custam os olhos da cara!

    Pelo menos esta é a ideia que tenho, sobre preços, destes livros.

    Boa noite!

    ResponderEliminar
  7. Boa noite, Isabel!
    Se vier a Lisboa, proximamente, sei de um alfarrabista que tem, neste momento, muitos livros de Arte, a preços excepcionalmente convidativos: Rua do Alecrim, 44. Se vier, passe por lá: vale a pena!

    ResponderEliminar
  8. Sei qual é a Livraria, da última vez que fui a Lisboa fui conhecê-la e ainda comprei uns livros a preços bem jeitosos.

    Obrigada.
    Vou a Lisboa no final do mês e hei-de ir lá espreitar.

    Bom dia!

    ResponderEliminar