sábado, 31 de agosto de 2013

Guias de viagem : um clássico


Se o século XX foi generoso na publicação de guias de viagem, de que o melhor exemplo português é o Guia de Portugal, de cartonagens verdes, o século anterior era parco em publicações deste tipo, por toda a Europa. Por isso, quando o alemão Karl Baedeker (1801-1859), em 1828, fez publicar o seu original Rheinreise von Mainz bis Köln, a obra teve muito bom acolhimento por parte dos viajantes. Oriundo do Essen, de uma família de editores e livreiros, Baedeker, depois de uma aprendizagem em Heidelberga, veio a estabelecer-se em Coblença, onde fundou a sua editora, que viria mais tarde a publicar os famosos e clássicos Baedeker que, ainda hoje, são muito apetecidos pelos viajantes. Em sua vida, sairam praticamente todos os volumes que cobriam o território alemão, com informações minuciosas que iam dos horários ferroviários, até apreciações sobre a qualidade e preços dos hotéis; da indicação dos melhores percursos a fazer, em viagem, até à descrição pormenorizada de monumentos e catedrais germânicas.
Amante de viagens, Karl Baedeker fez publicar ainda volumes sobre a Bélgica e a Holanda, em vida. Depois da sua morte, a família (hoje, o bisneto) continuou a meritória tarefa, cobrindo todo o território europeu. O sucesso das suas obras, que foram traduzidas, pelo menos, para o francês e o inglês, é atestado pelo interesse que despertam, nas lojas dos alfarrabistas. Em Lisboa, encontram-se, usadas, com alguma frequência (embora desapareçam depressa) edições em francês, que são vendidas entre 10 e 15 euros. São de leitura agradável e, ainda, úteis para viagens.

2 comentários:

  1. Repito esta citação aqui num comentário:
    «Fora da fronteira, com um passaporte no bolso, um saco de noite na mão e um chapéu de chuva debaixo do braço, Vossa Alteza [D. Carlos] tem à sua disposição, como qualquer outro, para salvaguardar e manter os seus invioláveis direitos de homem provido de uma chapeleira e de um guia Baedecker, todas os exércitos do mundo.» (As Farpas, 25 maio 1883)

    ResponderEliminar
  2. Agradeço este magnífico e amigo enriquecimento do poste!

    ResponderEliminar