terça-feira, 12 de março de 2013

Raul Brandão


Passa hoje mais um aniversário do nascimento de Raul Brandão, nascido que foi a 12 de Março de 1867. E o facto veio-me com a boa notícia de que os seus dispersos, nos jornais, foram reunidos por Vasco Rosa, e publicados em livro pela Quetzal, sob o título " A pedra ainda espera dar flor".
Que ele era escritor, toda a gente o sabe - pelo menos, quem lê -, mas nem todos saberão que, nos últimos anos da sua vida, também pintava. Por isso, aqui deixo uma fotografia de Raul Brandão a pintar, bem como um fragmento de um quadro que ele ofereceu ao seu amigo Teixeira de Pascoaes.

4 comentários:

  1. Nem imagina a minha emoção com este post. Tenho de ler esse livro, porque sou uma fã de Ra. Brandão. Já sabia que ele pintava e até já andei a fazer pesquisa sobre o assunto - sem grande sucesso. Acho que os livros dele são verdadeiras pinturas - sobretudo Os Pescadores - e adoraria estudar este tema - mas nunca tive oportunidade. Haja alguém que o faça! E adorei a paisagem pintada pelo escritor. Obrigada!! :))

    ResponderEliminar
  2. Gostei da pintura de Raul Brandão.
    Boa tarde!

    ResponderEliminar
  3. É, realmente, um escritor sub-valorizado para a qualidade da sua prosa. Ainda ontem, antes de colocar o poste, estive a reler umas páginas de "Portugal pequenino" e a descrição que ele faz de Março, na Natureza, é uma maravilha de pormenor e realidade. Ainda bem que gostou do poste, Margarida.

    ResponderEliminar
  4. É realmente bonita, Isabel.
    Bom dia!

    ResponderEliminar