quinta-feira, 28 de março de 2013

Pinacoteca Pessoal 48 : Salvador Dali


Vamos entrar no tempo de Páscoa.
Não haverá, porventura, tema recorrente mais repetido e executado, na pintura europeia, do que a Crucificação. A proliferação é tanta, pela iconografia religiosa ocidental, que quase me deixa indiferente, a mim que sou um agnóstico empedrenido e um pobre amador de pintura, com conhecimentos muito rudimentares. Porque me parece que as variações nessas inúmeras pinturas são mínimas e dependem apenas dos tiques característicos das escolas, ao longo dos séculos, do vestuário de época, do menor ou maior número de figurantes nos quadros. E da caracterização do Pathos expressivo dos rostos, que podem assumir crispação, dramatismo acentuado, ou apenas a expressão de uma compassiva serenidade, perante a morte de Cristo.
Apesar disto, das pinturas mais antigas, a Crucificação de Mattias Grünewald (Arpose, 2/4/10), não me deixa indiferente e considero-a uma obra-prima, também pelo dramatismo quase selvagem do tratamento do corpo de Cristo. E que faz toda a diferença, em relação a muitos dos quadros banais coevos. Preciso de vários séculos para chegar às obras de que volto a gostar pela sua simplicidade ou povertá: as crucificações pintadas por Gauguin (em 1889) e Rouault, em 1920. Mas a Crucificação moderna de que mais gosto, foi pintada em 1951, por Salvador Dali (1904-1989). Porque, ao fim de tudo, tem ainda algo de novo. 
Por isso, aqui fica.

3 comentários:

  1. Acho irónico o termo mais ouvido por estes dias Feliz Páscoa/Happy Easter...a felicidade de se comemorar o sofrimento de alguém que acredita ter existido.
    Ana Lúcia

    ResponderEliminar
  2. Gosto desta pintura de Dalí.
    Quanto ao comentário da Ana Lúcia. Sou agnóstica e não tive educação religiosa, mas na minha família sempre comemorámos tanto o Natal como a Páscoa, como festas familiares. Tb costumo desejar Boa Páscoa e Boas Festas (Natal e Ano Novo) dentro deste espírito.

    ResponderEliminar
  3. Sim eu sei MR, mas se formos a pensar no que realmente estamos a comemorar, é de facto um acontecimento trágico, por isso não feliz. Era esse o sentido que eu quiz dar.
    Já o Natal como se trata de um nascimento, acho que sim. Deve ser comemorado com alegria. :) e também eu gosto muito das pinturas de Dalí, principalmente "The Temptation of Saint Anthony".
    Desejo tudo de bom neste dia feriado.
    Ana Lúcia

    ResponderEliminar