segunda-feira, 25 de março de 2013

Bibliofilia 78 : curiosas raridades



Nada prometia que os dois livros, em imagem, viessem a ser raros. Mas o acaso proporcionou que sejam. Foram ambos retirados do mercado, por razões diferentes. O primeiro (Adolescente Agrilhoado, de José Marmelo e Silva), de 1986 (4ª edição), impresso pela Caminho, com prefácio de Maria Alzira Seixo, terá sido retirado do mercado, por litígio entre o Escritor e a Editora - segundo me disseram. O segundo (O Pêndulo Afectivo, de Egito Gonçalves), prefaciado por Óscar Lopes, a cargo da Afrontamento, para sair em 1991, nem sequer foi posto à venda. Tinha dois erros de impressão clamorosos: a bibliografia de Egito Gonçalves vinha com os livros publicados, até aí, pelo poeta António de Almeida Mattos; e, além disso, não continha a habitual ficha técnica. 
Os livros foram-me oferecidos por dois bons Amigos. Um deles, infelizmente, já falecido.

4 comentários:

  1. Tenho o Adolescente Agrilhoado numa edição mais antiga. O outro não conheço.
    Qual é o fim dos livros que como esse têm erros? Serão destruídos? É um desperdício...

    ResponderEliminar
  2. Essses livros são, habitualmente, guilhotinados, para talvez, depois, o papel ser reciclado. Ainda não há muito tempo os senhores da editora Leya, quando tomaram conta da Ed. Caminho, mandaram guilhotinar imensos livros (entre eles, obras de Saramago, Maria Velho da Costa...) para poupar na despesa de armazenamento...

    ResponderEliminar
  3. É um crime! Podiam talvez oferecer a bibliotecas, bibliotecas escolares, prisões, hospitais...não sei se isso seria fácil, mas destrui-los é que não! Ou venderem mais baratos.
    É uma pena serem destruídos.

    ResponderEliminar
  4. Por acaso ainda há dias vi o livro do Marmelo e Silva numa feira. Não vi o preço.

    ResponderEliminar