terça-feira, 26 de março de 2013

Filatelia LXII : trabalhos de casa e reflexões


Quando se herda ou compra uma colecção de selos, já formada, adquirem-se, por arrasto, horas de trabalho e entretenimento. Que, com este tempo invernoso, até ajudam a passar, bem, o tempo em casa, lavando e descolando os selos, classificando-os por catálogos e, finalmente, arrumando-os nos álbuns, classificadores ou, se forem repetidos, em pequenos envelopes de celofane. De certa forma, a colecção de selos, mundial, que adquiri, recentemente, era limpa e relativamente arrumada, mas há ainda muito a fazer. Já a explorei devidamente, e iniciei os trabalhos, há algum tempo.
Se fosse a atender aos meus gostos, deixaria o arrumo e classificação de Espanha para o fim, porque não me dá grande prazer. Não gosto, normalmente, do grafismo dos selos espanhóis, o papel dos mais antigos é de fraca qualidade, são muito descentrados e o denteado, muito imperfeito. E, frequentemente, quando se têm de descolar, como a cola é grosseira e muito abundante, muitas das estampilhas acabam por se estragar. E, se não se puser, algum sal na água morna, para os descolar, como as cores são ténues, normalmente, os selos ficam muito descoloridos.
Mas, por disciplina e método, já comecei a tratar deles e a classificá-los, como pode ver-se pela imagem que encima este poste. Aliás, não tenho nada contra Espanha. De lá me vieram poemas maravilhosos de Aldana, Quevedo, Machado, Lorca, Jimenez... Agora, os selos espanhóis, são um desastre.

Nota: os selos, em imagem, vão de 1879 (os mais antigos) até 1920; e são dos reinados de Afonso XII e Afonso XIII.

5 comentários:

  1. Por isso é que eu gosto de selos novos. Mas, por vezes, dá algum encanto e conhecimento o arrumar de selos usados.

    ResponderEliminar
  2. Por isso é que eu gosto de selos novos. Mas, por vezes, dá algum encanto e conhecimento o arrumar de selos usados.

    ResponderEliminar
  3. Dá quase sempre, JAD, até porque têm mais história..:-))

    ResponderEliminar
  4. Realmente os selos espanhóis são feiosos. Os modelos (principalmente o segundo) tb não ajudavam. :)

    ResponderEliminar
  5. Um problema de falta de gosto filatélico, dos nossos vizinhos..:-(

    ResponderEliminar