sexta-feira, 22 de março de 2013

Sobre as anedotas


Há quem tenha habilidade e quem não tenha, para contar um episódio humorístico ou uma anedota.
Mas há anedotas que, pela sua intrinseca qualidade de humor, conseguem até compensar a eventual canhestrice da falta de jeito de quem as conta. No meu caso, por outro lado, posso afirmar que, das centenas ou milhares de anedotas que ouvi, ao longo da minha vida, apenas cerca de 10 não foram esquecidas e as consigo recontar. E, destas, cerca de metade, já vêm de muito longe; foram provavelmente das primeiras que ouvi, ainda jovem. É curioso pensar como tantas outras foram completamente esquecidas.
Por outro lado é fatal, se nos enganamos a contar uma anedota - o humor perde-se, totalmente. É por isso fundamental preparar, antecipadamente, a narração, para que possa ter êxito.

4 comentários:

  1. Não tenho jeito nenhum para contar anedotas, além de que me esqueço da maioria das que me contam.

    ResponderEliminar
  2. Não posso confirmar, nem desmentir, porque creio que nunca me contou nenhuma..:-(

    ResponderEliminar
  3. Também digo o mesmo, não tenho absolutamente nenhum jeito para contar anedotas. Esqueço-as todas, passados cinco minutos de as ouvir. Às vezes bem me esforço para me lembrar de alguma, mas nada!

    ResponderEliminar
  4. Lá calha, Isabel. Cada um é como é, e eu também as esqueço.

    ResponderEliminar