segunda-feira, 25 de março de 2013

Mais umas quantas vinhetas


Sem qualquer interesse ou valor filatélico, estas vinhetas, em imagem, destinavam-se a apoiar o I. A. N. T. (Instituto de Assistência Nacional aos Tuberculosos), instituição criada em 1899, pela rainha D. Amélia (1865-1951). A receita da venda das vinhetas tinha, por isso, um objectivo de solidariedade. Mas também, cumulativamente, ajudavam à divulgação cultural. Em 1973 publicitavam o Museu da Marinha, através de imagens de antigos barcos portugueses; em 1974, o Museu Nacional dos Coches.

5 comentários:

  1. Lembro-me das vinhetas do IANT, não propriamente das que apresenta.
    Bom dia!

    ResponderEliminar
  2. Havia umas mais antigas e muito "pobrezinhas"...
    Bom dia!

    ResponderEliminar
  3. Estas vinhetas costumavam ser enviadas para as escolas, para se venderem e angariar algum dinheiro.
    Não tenho nenhuma, mas tenho ideia que eram bonitas.
    Boa semana!

    ResponderEliminar
  4. Obrigado, Isabel, pela sua achega - porque eu não sabia.
    Votos, também, de uma semana a seu gosto!

    ResponderEliminar
  5. tenho as vinhetas dos barcos mas não tenho as do coche. Alguém tem?

    ResponderEliminar