sábado, 30 de março de 2013

A par e passo 35


LXXIX
É o imprevisto, o descontínuo, a forma do real e do ser em que nunca tinhamos pensado, - que fazem o encanto e a força da observação e das experiências.
Julga-se contemplar ou pressentir as soluções possíveis, e há sempre uma outra.
LXXXIII
... Mas um místico, um ser capaz de caminhar para o suplício, cantando, é, por isso mesmo, também capaz do pecado mais negro, mais delicioso, - com lágrimas escaldantes. ...
LXXXIX
Toda a psicologia - naquilo que diz respeito aos valores do intelecto, - se reduz a isto:
o que me vem ao espírito;
aquilo que eu procuro fazer vir ao meu espírito;
o que eu rejeito e se apaga do futuro do meu espírito.

Paul Valéry, in Tel Quel II (pgs. 213, 215, 219).

2 comentários:

  1. ..pois nestas passagens eu sinto-me um pouco obtusa. Mas ficarei à espera de novas afirmações ideológicas de PV, do qual aprendi a gostar.
    Ana Lúcia

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar