domingo, 31 de março de 2013

Apontamentos 3: A Vida Portuguesa



A imagem reproduzida de Catarina Portas, que responde pelo conceito e a gestão de diversos projectos, entre eles as lojas A Vida Portuguesa, consta da edição, de hoje, do jornal DIE ZEIT. O semanário em apreço tem dedicado a Lisboa e a Portugal alguns artigos que demonstram, não apenas bom gosto nas escolhas, como preocupação na diversidade e riqueza da cultura europeia e portuguesa.
Nesse sentido, o jornal demarca-se, sem dúvida, de outros "pasquins" - dos mais rasteiros, como o DIE WELT, ou "manhosos", como os restantes do grupo Springer - que insistem, até à exaustão, nos esteriótipos do português "manhoso, corrupto, preguiçoso, etc.". Por cá, esses "pasquins" têm, também, os seus seguidores, em "blogues" e quejandos. Costumam calçar sapatos acima da sua medida, avançando para apreciações culturais e históricas para as quais não têm a mínima preparação, para não falar da falta de sensibilidade para conviver com a "alteridade".
Recomendo, pois, a leitura do artigo.  É uma lufada de ar fresco na "bambochata" dos discursos apoucados de Merkel's e Schäuble's que, na sua ignorância cultural, "nasceram  para cinco, mas não chegam a dez" (!).
E, em dia de Páscoa, que a Europa de Cultura e de Paz tenha compaixão para com estes criados menores !

Post de HMJ

4 comentários:

  1. Li há tempos numa revista,um artigo sobre as Lojas da Catarina Portas. Gostei.

    Boa noite!

    ResponderEliminar
  2. Para a Isabel,
    a Loja de Lisboa é muito bonita. Sucede que muitos produtos ainda se encontram, felizmente, noutros estabelecimentos e a preços mais modestos, sobretudo os sabonetes.

    ResponderEliminar
  3. O conceito é interessante mas, os preços são para turistas. os produtores têm muitas vezes lojas junto das fábricas onde vendem mais barato. De louvar o conceito e a inovação dos pequenos produtores e o contributo para que se desenvolvam espaços que são, ao mesmo tempo, fábricas e museus industriais...

    ResponderEliminar
  4. Para Tétsiq:
    Concordo consigo que os preços são para turistas. O conceito e a promoção de produtores nacionais acho louvável e, pelo menos, os turistas levam produtos de qualidade em vez das "cópias horríveis" que encontram nas lojas da Baixa Lisboeta. Uma Vergonha.
    As lojas junto das fábricas também costumo frequentar. Sobretudo para comprar roupa de cama e toalhas, em Guimarães.

    ResponderEliminar