domingo, 24 de março de 2013

A palavra e a cor "lazúli"


Pouco tempo depois de colocar o poste anterior, perguntei-me: donde virá a palavra lazúli?
Lembro-me, perfeitamente, que a primeira vez que deparei com ela - teria 11 ou 12 anos - foi num soneto de António Nobre (Na praia lá da Boa Nova, um dia,/ Edifiquei (foi esse o grande mal)/ Alto Castelo, o que é a fantasia,/ Todo de lápis-lazúli e coral! ...).
Cerca de seis ou sete anos, mais tarde, ao frequentar a cadeira de História de Arte, orientada pelo saudoso Prof. Mário Chicó, a palavra surgiu novamente. A propósito da Igreja de S. Roque, em Lisboa, onde D. João V fez construir a capela de S. João Baptista, do lado esquerdo do altar-mor, com materiais, maioritariamente, vindos de Itália: alabastro, mármore de Carrara e lápis-lazúli. A capela, em si, é excessivamente barroca, para o meu gosto. Mas vale muito a pena conhecê-la.
Concretamente, esta pedra fina e bonita chama-se lazulite. Tem uma cor azul-violeta, com brilho vítreo.

4 comentários:

  1. É uma pedra linda - a cor e o brilho, com laivos de dourado - fascina-me.

    ResponderEliminar
  2. É realmente uma pedra muito bela.

    ResponderEliminar
  3. Gosto muito desta cor... e, do António Nobre que estudei no secundário e imaginava sempre a passear pelas mesmas ruas que eu, uma vez que sempre ouvi narrar os seus passeios de Penafiel a Vila Meã (Amarante) onde cresci e onde ele tinha amigos próximos. Voltei a estudar recentemente (História) e em conversa com os colegas mais novos percebi que eles apesar de terem feito o secundário em humanidades não sabiam sequer quem era o António Nobre, nem mesmo os de Coimbra que para além de não o conhecer não conheciam a casa de Anto, que finalmente está prestes a ser museu... enfim... A cor é muito bonita!

    ResponderEliminar
  4. António Nobre é dos meus poetas portugueses preferidos, e dos mais originais - do meu ponto de vista. Passei pela Torre d'Anto muitas vezes, no início dos anos 60, quando por aí andei, e ia da Alta até à Baixa. Lembrava-me sempre dele. Ainda bem que vão conservar a Torre - foi uma boa notícia que me deu.

    ResponderEliminar