É sabido que, de Aquilino Ribeiro (1885-1963), algumas das obras menos frequentes e difíceis de adquirir são: a edição original da monografia "Oeiras" e "Leal da Câmara: vida e obra". Também as tiragens especiais, com ilustrações de pintores portugueses (de Pomar a Hogan...), editadas pela Livraria Bertrand, não aparecem muito à venda. Bem como alguns livros que Aquilino escreveu para crianças.
Esta obrinha, em imagem, "Os Olhos Deslumbrados", em papel de jornal, frágil, também não é frequente estar disponível em alfarrabistas, ou constar de leilões de livros. Editada pelo jornal Diário de Lisboa, em 1955, era um brinde-oferta de Natal, aos leitores. Com 64 páginas, inclui a novela homónima, que constava, inicialmente, do livro "Filhas de Babilónia", de 1914. A capa tem um desenho original de Carlos Botelho.
Comprei o meu exemplar nos anos 80 do século passado, por Esc. 150$00, em Lisboa.
Tanto o título, como a capa, são bonitos.
ResponderEliminarGosto de livros infantis e juvenis e tenho muitos (até por causa da profissão). Vou procurá-lo, mas como diz que é dificil de encontrar...
Bom sábado
Quando era miúda folheava muito o Leal da Câmara, cujas ilustrações me deslumbravam. Ficou até hoje.
ResponderEliminarAcho que nunca tina visto este Os olhos deslumbrados. Hei-de conferir.
Boa tarde!
São realmente bonitos, Isabel. O "Romance da Raposa", com ilustrações de Benjamin Rabier, está num poste (a capa) de 14/12/12, aqui, no Blogue.
ResponderEliminarBom domingo!
Por preguiça, nunca fui à Casa-Museu Leal da Câmara (na Rinchoa?), onde, nos anos 90, ainda poderia ter comprado o livro... Agora é tarde.
ResponderEliminarBoa noite, MR.
Já fui, mais de uma vez.
ResponderEliminarNão conhecia este título de Aquilino, deve ser mesmo uma preciosidade bibliográfica! Os últimos que comprei foram "Jardim das Tormentas", Livrarias Aillaud e Bertrand, Paris-Lisboa, 1923 e "O Homem da Nave, serranos, caçadores e fauna vária", Livraria Bertrand, Lisboa, sem data. Não sei por que razão a Bertrand não datava muitas das suas edições?! Estes ficaram-me baratos, menos de 5€ cada, mas as capas estão um pouco estragadas, com manchas.
ResponderEliminarGosto imenso de vir aqui ver os seus tesouros nesta etiqueta, que comecei a percorrer desde que fui ver "O Feliz Independente..." :)
Boa noite.
Recomendo-lhe, vivamente, "A Casa Grande de Romarigães", para mim, a melhor obra de Aquilino.
ResponderEliminarO início, em que ele descreve o nascimento da floresta, é magistral.
Já falei disso, no Blogue, e transcrevi um bocadinho.
"Os Olhos Deslumbrados" não é nada frequente, mas o papel é de tão fraca qualidade, que já está muito amarelecido.
Li "A Casa Grande de Romarigães" há muitos anos, ainda em cada dos meus pais, mas não deve ter sido a altura certa porque não guardo grande memória desse livro. Há que relê-lo, não é?
ResponderEliminarTalvez valha a pena fazer a experiência...
ResponderEliminarPelo menos da pg. 13, até meio da pg.16.