sábado, 2 de março de 2013

Bibliofilia 77 : Aquilino Ribeiro


É sabido que, de Aquilino Ribeiro (1885-1963), algumas das obras menos frequentes e difíceis de adquirir são: a edição original da monografia "Oeiras" e "Leal da Câmara: vida e obra". Também as tiragens especiais, com ilustrações de pintores portugueses (de Pomar a Hogan...), editadas pela Livraria Bertrand, não aparecem muito à venda. Bem como alguns livros que Aquilino escreveu para crianças.
Esta obrinha, em imagem, "Os Olhos Deslumbrados", em papel de jornal, frágil, também não é frequente estar disponível em alfarrabistas, ou constar de leilões de livros. Editada pelo jornal Diário de Lisboa, em 1955, era um brinde-oferta de Natal, aos leitores. Com 64 páginas, inclui a novela homónima, que constava, inicialmente, do livro "Filhas de Babilónia", de 1914. A capa tem um desenho original de Carlos Botelho.
Comprei o meu exemplar nos anos 80 do século passado, por Esc. 150$00, em Lisboa.

9 comentários:

  1. Tanto o título, como a capa, são bonitos.
    Gosto de livros infantis e juvenis e tenho muitos (até por causa da profissão). Vou procurá-lo, mas como diz que é dificil de encontrar...
    Bom sábado

    ResponderEliminar
  2. Quando era miúda folheava muito o Leal da Câmara, cujas ilustrações me deslumbravam. Ficou até hoje.
    Acho que nunca tina visto este Os olhos deslumbrados. Hei-de conferir.
    Boa tarde!

    ResponderEliminar
  3. São realmente bonitos, Isabel. O "Romance da Raposa", com ilustrações de Benjamin Rabier, está num poste (a capa) de 14/12/12, aqui, no Blogue.
    Bom domingo!

    ResponderEliminar
  4. Por preguiça, nunca fui à Casa-Museu Leal da Câmara (na Rinchoa?), onde, nos anos 90, ainda poderia ter comprado o livro... Agora é tarde.
    Boa noite, MR.

    ResponderEliminar
  5. Não conhecia este título de Aquilino, deve ser mesmo uma preciosidade bibliográfica! Os últimos que comprei foram "Jardim das Tormentas", Livrarias Aillaud e Bertrand, Paris-Lisboa, 1923 e "O Homem da Nave, serranos, caçadores e fauna vária", Livraria Bertrand, Lisboa, sem data. Não sei por que razão a Bertrand não datava muitas das suas edições?! Estes ficaram-me baratos, menos de 5€ cada, mas as capas estão um pouco estragadas, com manchas.
    Gosto imenso de vir aqui ver os seus tesouros nesta etiqueta, que comecei a percorrer desde que fui ver "O Feliz Independente..." :)
    Boa noite.

    ResponderEliminar
  6. Recomendo-lhe, vivamente, "A Casa Grande de Romarigães", para mim, a melhor obra de Aquilino.
    O início, em que ele descreve o nascimento da floresta, é magistral.
    Já falei disso, no Blogue, e transcrevi um bocadinho.
    "Os Olhos Deslumbrados" não é nada frequente, mas o papel é de tão fraca qualidade, que já está muito amarelecido.

    ResponderEliminar
  7. Li "A Casa Grande de Romarigães" há muitos anos, ainda em cada dos meus pais, mas não deve ter sido a altura certa porque não guardo grande memória desse livro. Há que relê-lo, não é?

    ResponderEliminar
  8. Talvez valha a pena fazer a experiência...
    Pelo menos da pg. 13, até meio da pg.16.

    ResponderEliminar