terça-feira, 13 de novembro de 2012

As caves do Vaticano


A notícia não foi muito difundida, mas não deixa de ser importante: o papa Bento XVI, em Junho de 2006, autorizou a consulta dos arquivos do Vaticano, até ao papado de Pio XI, ficando ainda sob reserva o acesso à documentação referente ao controverso Pio XII. Os arquivos da Igreja católica ocupam uma espécie de bunker, com 85 quilómetros de extensão e, diz o "Obs.", sendo bem diferentes dos do filme fantasista e light "Código da Vinci", são semelhantes aos corredores do KGB, nos anos 70 do século passado.
No riquíssimo acervo, o mais antigo documento data dos finais do séc. VIII e é o "Liber Diurnus Romanorum Pontificum", com a pragmática e rituais da chancelaria pontifícia. Inúmeros escritos, explicações e segredos que se abrem para o investigador encartado. Desde as actas do processo contra Giordano Bruno (1548-1600), até ao pedido de Henrique VIII, para a anulação do seu casamento com Catarina de Aragão, dirigido ao papa Clemente VII. De um manuscrito mongol do séc. XIII até uma carta de Isabel I, de Inglaterra; de Lincoln ao imperador Hirohito, de tudo isto estão os arquivos do Vaticano, bem recheados.
Os sérios historiadores, os bons escritores e, até mesmo os escrevinhadores light, tipo browns e rodrigues dos santos, aqui poderão encontrar fontes de importantes investigações ou enredos, e dos próximos best-sellers indigentes.

4 comentários: