Nascida a 19 de Outubro de 1839, Jane Burden em solteira, e filha de uma criada analfabeta, veio a casar com William Morris, do círculo de pintores Pré-Rafaelitas. O marido deu-lhe o nome por que é conhecida: Jane Morris. E promoveu a sua educação cultural e estética, qual Pigmalião apaixonado. Jane era uma mulher de grande beleza e veio a tornar-se amante de Dante Gabriel Rossetti, e musa-modelo de muitos dos seus quadros: "Proserpine", "Venus Astarte", "The Blessed Damozel"...
Rosemary Ashton define-a sucintamente como possuidora de "uma beleza pouco vulgar, com olhos rasgados de cor cinzenta, maxilares marcados, belos tufos de caracóis negros e uma sombria expressão melancólica". Mas mais singular ainda do que este retrato por palavras, é este quadro de Rossetti, pintado em 1868, e intitulado "The Blue Silk Dress". Jane Morris veio a falecer em 26 de Janeiro de 1914.
Gosto desta irmandade multifacetada: Morris, Rossetti, Millais, etc.
ResponderEliminarEu creio que já gostei mais, muito embora haja alguns quadros que aprecio muito, como por exemplo este.
ResponderEliminar