sexta-feira, 16 de novembro de 2012

A grande diferença


Quando vejo, nos jornais, fotografias destes encapuzados (como se fossem assaltantes) juvenis ou mascarados de Guy Fawkes pindéricos e esbranquiçados (ia jurar que 95% deles nem sabem quem foi Guy Fawkes...) a esconder a cobardia da sua identidade, vejo a enorme distância de atitudes entre a geração de 68 e a de 2012. O que as une é, unicamente, o legítimo verdor do lúdico dos anos juvenis e o arrancar pedras da calçada, para atirar à Polícia. Mas, se os de 68 escavavam para atingir "a praia" ou o Mar, os de 2012 cavam por cavar, simplesmente, sem outros objectivos, nem substância ou projectos - e escondem o rosto, com medo...
Daniel Cohn-Bendit é, hoje, deputado europeu pelo grupo dos Verdes, no Parlamento Europeu - continua a defender causas. O que serão estes pequenos guy fawkes mascarados, em 2050?

2 comentários:

  1. Na verdade, não é ao Guy Fawkes propriamente dito que vão buscar a máscara, mas à sua reinterpretação por Alan Moore e David Lloyd no imortal romance gráfico "V for Vendetta".
    "Good evening, London. It's nine o'clock and this is the The Voice of Faith broadcasting on 275 and 285 in the medium wave... It is the fifth of the eleventh, nineteen-ninety-seven..."

    ResponderEliminar
  2. Sabia, Artur Costa, mas a origem continua ser a personagem G. Fawkes. Que, ainda por cima, era um católico inglês... Julgo que estes mascarados nem à missa vão.

    ResponderEliminar