quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Os gatos de R. J.

De gatos, e na intimidade, só me lembro da "Violeta", da minha estimada tia Ermelinda. Gata sibilina e traidora, que me deixou 3 arranhadelas soezes, na infancia. E muito poucas saudades, apenas memórias doridas e sangrentas.
Mas estes pequenos felinos germanicos sao de outra estirpe, mais aristocrática, domada e subtil. Todos negros, excepto o Thom (Rodrigues, para mim) que é mosqueado e um pouco doente: bronquite, estomago delicado - velhice, enfim.
De pelo alinhado, naturalmente para trás ("Nunca se deve afagá-los a contra-pelo" - diz-me R. J.), macios e silenciosos no andar, filósofos sonolentos quando imóveis, devem sonhar muitas vezes com a burrice humana. Porque pragmáticos e soberanos, nada cedem do que lhes é essencial. E raramente miam, só por necessidade de algum mimo, em zonas próprias e corporais sem acesso autónomo. Ou algum petisco que desejem, felinamente.

15 comentários:

  1. Lindos!!! Não os considero traidores.
    Mas pragmáticos e soberanos sem dúvida!! Como acho que devem ser.
    Tento nem sempre com sucesso, reproduzir esse nada ceder do que me é essencial....
    AL

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Concordo - gosto de gatos e acho graça à sua personalidade independente.

    ResponderEliminar
  4. A experiencia marca-nos sempre, AL.
    E a "Violeta" (representate matricial) deixou-me desconfiado em relacao à espécie.

    ResponderEliminar
  5. Seja como for, Margarida, os gatos sao grandes sedutores, até pela sua soberana indiferenca...

    ResponderEliminar
  6. Muito giros. O Rodrigues não ficou na fotografia.

    ResponderEliminar
  7. Näo, apesar de doente, é muito arisco..:-)

    ResponderEliminar
  8. parecem muito amiguinhos, ao contrário de outros gatos que conhecemos. :)

    ResponderEliminar
  9. Para HMJ
    Mensagem cifrada: mais quatro fólios do 2 sistema.
    B

    ResponderEliminar
  10. O Rodrigues dificilmente vai melhorar,AL, mas, se calhar, plagiando: "gato doente, gato para sempre..."

    ResponderEliminar
  11. A boa convivencia dos felinos, MR, deve-se fundamentalmente ao adestramento disciplinar de R. J.. Suave, mas rigorosamente!

    ResponderEliminar
  12. JAD:
    mensagem recebida, descriptada e entendida. E levamos novidades de Antwerpen. Para agucar o apetite: D. Manuel I...

    ResponderEliminar