terça-feira, 13 de novembro de 2012

Mercearias Finas 64 : Alvarinho


É, talvez, a casta branca portuguesa, autóctone, mais complexa, rica e de melhor qualidade. Pelo menos, para mim, assim a considero e, apenas, o Arinto de Bucelas, às vezes e em raros anos (1992, foi um exemplo, que pude confirmar, em Novembro de 1998, no restaurante Jordão, de Guimarães), lhe possa pedir meças, pelo seu aroma delicado e elegante. Por outro lado, o Alvarinho, da sub-região de Monção e Melgaço, assegura uma longevidade (5 anos, garantidamente) incomum, no Noroeste peninsular dos vinhos verdes. E faz lotes de segura qualidade, como é o caso do Muralhas (90% de Alvarinho, 10% de Trajadura, habitualmente) que, com imenso e merecido sucesso, a Adega Cooperativa de Monção produz, generosamente, todos os anos. Nas nossas irmãs Rias bajas da Galiza, esta casta branca ganha o nome de Albariño. Que é também de muito boa qualidade. Porque o clima é gémeo do do nosso Alto-Minho.
O terreno e as condições climáticas são considerados como a base fundamental da personalidade e características próprias de um vinho, seja ele tinto ou branco, pela forma, sabor e aromas que, as castas aí plantadas e amadurecidas, adquirem, inconfundivelmente. Daí os franceses terem criado a palavra terroir, com um significado enológico exclusivo. Ora, muito recentemente, um conceituado produtor de vinho de Napa Valley's (EUA) saiu-se a dizer que o terroir era um mito e que tal coisa não tinha nenhum fundamento. Saíram-lhe à estocada e com argumentos, e bem. Eu faria o mesmo, escandalizado com o dislate.
Aqui há algum tempo, nesta mesma rubrica, afirmei que a casta Alvarinho era exclusiva do Alto-Minho. Os produtores gostam muito de fazer experiências, e, por isso, a minha afirmação já não corresponde à realidade. Plantam-na no Ribatejo, na região de Lisboa, nas Terras do Sado e, até (pasme-se!), no Alentejo - mas com medíocres resultados. Até José Neiva, que costuma ser um mágico dos vinhos que produz (empresa DFJ), fez, no Ribatejo/Estremadura/Lisboa, um Alvarinho estreme que é um desastre. E, refere o "Fugas" (jornal Público) de sábado passado, que a Adega de Borba também fez a experiência, no Alentejo, com maus resultados ("...um branco sem muita graça e nenhuma personalidade..."). Em resumo: Alvarinho, só na sub-região de Monção e Melgaço - terroir é que é!

2 comentários:

  1. Mesmo assim não deixe de provar, se tiver oportunidade, o Vinha de Saturno (Herdade Monte da Cal/ Global Wines), um Alvarinho alentejano.
    A falta do elemento terroir pode ser compensada por um grelhadinho de porco preto, que o vinho aguenta bem essa gordurinha.

    ResponderEliminar
  2. Tomei boa nota, e provarei logo que possa. Obrigado, Artur Costa.

    ResponderEliminar