quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Passado e Presente

Sá de Miranda tem um verso muito sugestivo e amplo para definir momentos difíceis e de incerteza psicológica. Vou citá-lo de cor: "Que farei, quando tudo arde?..."
Em Agosto de 1975, era eu ainda jovem, e Portugal estava ao rubro. Num passado recente, congressistas do CDS, reunidos no Porto, tinham sido cercados e ameaçados por grupos de populares enraivecidos; os deputados, também foram sitiados no Parlamento, em Lisboa, e impedidos de sair, durante várias horas; as sedes do PCP, de Rio Maior para Norte, iam sendo incendiadas, os militantes agredidos, os arquivos, deitados das janelas para a rua. 
Ora, quando me falam dos "brandos costumes" dos portugueses, eu lembro-me disto.
Nesse Agosto, duplamente quente, eu fui a Londres, por alguns dias. Só se podiam levar para o estrangeiro apenas Esc. 20.000$00 - que era pouco -, mas eu senti um alívio enorme, nos dias que lá passei. Deixei de me questionar, quotidianamente: "- Que vai ser de Portugal?" E, embora no regresso, tudo voltasse à mesma pressão explosiva, em Novembro, as coisas foram-se modificando.
Agora que vim à Alemanha, embora por razões que nada tem de deleitosas, a incerteza, insegurança e destino, que parece macabro, atenuou-se muito. Foi, outra vez, um alívio. Deixar de ouvir as pitonisas agoirentas, a mediocridade de muitos políticos, o determinismo da desgraça anunciada pelos media. Parei, por algum tempo de pensar: " - Que vai ser do Futuro?"
Embora o meu optimismo seja pequeno, eu diria que as coisas que parecem definitivas, duram apenas o seu tempo. A eternidade serve causas mais nobres.

6 comentários:

  1. Havemos de sair desta. E, embora ninguém queira eleições, temos de nos livrar destes loucos.

    ResponderEliminar
  2. Estou consigo, Miss Tolstoi. Embora precisassemos de políticos alternativos de qualidade...Mas muitas vezes, as situacöes criam os Homens.

    ResponderEliminar
  3. Com estes é que não podemos continuar. Estou com Miss Tolstoi: esta gente é louca. E com Medina Carreira - imagine-se! - que no outro dia disse o mesmo na tv.

    ResponderEliminar
  4. Absolutamente, MR. Entäo o Medina converteu-se?!

    ResponderEliminar
  5. ao Cavaco, puseram-lhe a criança nos braços. vai ter de resolver o assunto com os pés, diz alguem

    ResponderEliminar
  6. E diz bem, quem diz. O homenzinho, como PR e até hoje, nunca fez nada de útil ou relevante. É bom que mostre, se a tiver, alguma produtividade - se a tiver...

    ResponderEliminar