terça-feira, 20 de novembro de 2012

O til e o "c" cedilhado

A falta, no teclado germanico, do til ibérico e do c cedilhado, bem como o acento circunflexo, provoca um constrangimento difícil de explicar. Há que procurar alternativas, nem sempre fáceis. Hoje, por exemplo, eu queria falar de "ouricos"-cacheiros, mas tenho que falar de porcos-espinhos...
Temos 7 cá em casa, porque o último chegou ontem, magro, impreparado para hibernar, mas bonito e tímido. Foi a R. J. que o descobriu, perdido no jardim, e o trouxe para dentro, para o calor da casa. Fez-se-lhe mais uma casota cartonada, junto aos outros: e lá se iniciou a engorda: abundantes amendoins, cenouras, pedacinhos de abóbora para poder aguentar o hibernar de 3 ou 4 meses. Só de noite, eles fazem alguns ruídos estranhos a roer o amendoim. No resto do tempo ficam tranquilos e discretos.
Em finais de Dezembro, iniciam o sono profundo que durará até Abril. Mas é preciso que estejam bem gordos, para aguentar o hibernar, porque podem morrer durante o sono, por debilidade. A cuidadosa R., entretanto, vai-os pesando, diariamente.
Pela Primavera, voltam à sua vida, cheia de perigos: automobilistas distraídos, que os atropelam, predadores diversos - animais e humanos. Por agora, no aconchego da casa aquecida, devem sonhar com cenouras e frutos secos, beatificamente...

8 comentários:

  1. Tenho um certo fascínio por este bicho que aparecia em muitas histórias nos livros alemães da minha infância, mas que eu não conhecia. :)

    ResponderEliminar
  2. O primeiro que vi, foi no quintal do José de Guimaraes, na terra homónima, há mais de 50 anos... Por aqui, há imensos.
    Boa tarde!

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Uma solução amiga de quem já teve o mesmo problema. Escrever primeiro o texto em Word ... e se não tiver corrector ortográfico faz a busca da palavra no Google, copia e cola no texto.
    Saudades ...

    ResponderEliminar
  5. Aqui tem a palavra: ouriço.... :-)

    ResponderEliminar
  6. É mais respeito pela Natureza, do que, "pets", e amor aos animais, AL.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim :) e um cuidar desta natureza
      Sinto que o meu respeito pela natureza não chega à dimensão exigida/necessária por esta, mas faço o que consigo

      Eliminar
  7. O problema, JAD, é que eu mal domino o bicho estranho (computador) e, por sua vez, ele é de um vagar que desafia a paciencia infinita de um beniditino... Mas lá me vou habituando ao exercício e penitencia...

    ResponderEliminar