segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Os entretens do feicebuque


A última coqueluche sobre o Arpose, depois do Burro Preto (6/10/2015), é mais uma vez um poste antiquíssimo (Memória 40 : os meus Barbeiros, de 24/9/2010), que algum  desinspirado feicebuqueiro descobriu (tarde) e lançou à vilanagem, para se entreter. Provavelmente, apenas pela fotografia, que esta gente inebria-se com pouco...
Muito a propósito, tinha eu lido, recentemente, no TLS (nº 5870), umas considerações certeiras da escritora e jornalista Jennifer Howard, que passo a traduzir:
Rico em instantâneos de ocasião, em animaizinhos domésticos e em destinos de férias, o Facebook não se apresenta, em si mesmo, como veículo de difusão literária ou filosófica. É um terreno de likes aleatórios e rápidos cliques. Entras, procuras e logo sais para outra.
Sic transit gloria mundi...

4 comentários:

  1. Caro bloguista: mas o que queria? Pois se «o Facebook não se apresenta, em si mesmo, como veículo de difusão literária ou filosófica», porque teima em ir lá procurar essas coisas? Faria melhor em tentar encontrá-las numa livraria - e aí já é quase tão difícil como no Facebook... ;-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não frequento o feicebuque, ouço dizer e, muito raramente, lá chego pela origem de algum visitante que cá vem, e quando clico em retorno. Os poucos conteúdos, que tenho visto, são de uma pobreza franciscana e excessivamente domésticos. Mas as minhas preocupações nunca foram exclusivamente literárias, muito menos literárias.
      De qualquer forma, é sempre bom ter uma Cruzada..:-)

      Eliminar
    2. Errata:
      onde escrevi "exclusivamente literárias, muito menos literárias.", queria dizer -exclusivamente literárias, muito menos filosóficas.

      Eliminar
    3. Nisso da cruzada revejo-me, embora deteste a palavra.

      Eliminar