segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Da emigração, da BD por terras de França, e Portugal


O jornal Le Monde, recentemente, deu destaque à saída de um novo livro (Les Equinoxes) de BD, de Cyril Pedrosa (1972), francês de origem portuguesa: o seu avô, português, emigrou para França, em 1936. É dessas origens, que Cyril Pedrosa visitou, que fala o seu livro Portugal, editado em 2011, e que teve algum sucesso em França. O vídeo exemplifica a forma como essa obra inicial de Cyril Pedrosa se foi desenvolvendo.

9 comentários:

  1. Tive oportunidade de ler «Portugal», quando foi editado (2011? 2012?). Não fiquei entusiasmado, mas reconheço alguma qualidade a esse pastelão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O livro é mesmo de 2011. Não farei juízos de valor, mas é bom que falem da nossa terra, e com afecto. Isso, aprecio, sempre.

      Eliminar
  2. Achei o vídeo interessante.
    Gostava de ver o livro...

    Boa noite:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelo menos, há-de dizer-nos alguma coisa. E com afecto.
      Boa noite!

      Eliminar
    2. A edição francesa encontra-se em qualquer FNAC. A portuguesa (ASA) em qualquer livraria. Este autor, ao contrário de outros de muito maior qualidade, está profusamente editado em Portugal e em português - pelo menos três obras, na ASA, na Polvo e na Booktree.

      Eliminar
    3. Obrigado pelas suas informações.

      Eliminar
  3. Tb li Portugal há uns tempos, na edição da Asa. Podia ser mais engraçado.
    Bom dia!

    ResponderEliminar
  4. Será que Cyril Pedrosa faz parte do livro A porteira, a Madame e outras histórias de portugueses em França de Joana Carvalho Fernandes, que vai ser hoje apresentado em Lisboa?

    ResponderEliminar