domingo, 11 de outubro de 2015

Incursões Culinárias 27 [bis]: Marmelada



A receita da "nossa" marmelada consta do Livro de Maria Odete Cortes Valente, reproduzido acima com respeito pela autora e, certamente, cozinheira de excelência. 

Por saber que o Livro é difícil de encontrar, aqui vai a cópia da receita da marmelada, satisfazendo um pedido de um leitor do Arpose.


Post de HMJ

6 comentários:

  1. A HMJ conhece os livros das regiões, da Maria Odete Cortes Valente?

    Comprei aqui há tempos uns quantos dela, numa loja de artigos em 2ª mão. Foi uma compra de sorte.

    Continuação de bom domingo:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para Isabel:
      Obrigada pelo seu cuidado e a sua informação. Desta "Cozinha Regional", de 4 volumes, falta-me um, ou seja, o 3º. Curiosamente, os três volumes foram comprados numa Feira da Ladra, na Alemanha.
      Os outros Livros, das Regiões, só comprei o do Minho. O conjunto costuma aparecer, aos Sábados, na Feira da Rua da Anchieta, em Lisboa, mas muito caro. Por isso, só comprei um volume avulso. O espaço para os livros de receitas também já começa a faltar.
      Boa noite, oxalá sem chuva.

      Eliminar
  2. O meu agradecimento desde já pela disponibilização da receita, estou admirado com as proporções, 2 Kg de marmelos para 4 de açúcar, cá em casa é de 1 kg de marmelos para 0,750 ou 1 Kg de açúcar, fica menos doce e é melhor para barrar, a vantagem da proporção de 2/4 é a durabilidade, no entanto, cá em casa é congelada logo após arrefecer, descongelamos ao longo do tempo, conforme necessitamos, portanto o problema da conservação não se põe, e penso que é este, (conservação), que está na base dessa receita, naquele tempo não havia arcas de congelação, a quem se preocupar com a saúde aconselho a utilizarem as proporções que aqui indico.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para Luís M. A. Rodrigues:
      A sua sugestão é, de facto, menos doce e, sem congelação, de difícil conservação ao ar como é costume tradicional. Daí a proporção - tradicional - 1 kg fruto + 1 kg açúcar. Aliás, a receita acima segue esse costume, dado que se indicam 2 kg de POLPA - o que corresponde mais ou menos ao dobro do peso do fruto - para 4 kg de açúcar.Ficam, então, as sugestões em alternativa.

      Eliminar
  3. Sou uma 'utente' dos livros da Cortes Valente. Mais destes do que dos das regiões que é este dividido por regiões e levemente aumentado com outras receitas.
    Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para MR:
      Também uso, com frequência, as receitas de M.O. Cortes Valente.

      Eliminar