terça-feira, 20 de outubro de 2015

Da Janela do Aposento 62: Carl Orff e a sua Obra para as Escolas




A música, para além da literatura, encerra essa capacidade de fazer “renascer”. Leituras antigas, experiências anteriores, quiçá memórias de infância. Foi o que sucedeu com a última música divulgada no ARPOSE do compositor Carl Orff.

Na audição da “modinha” surgiram os instrumentos que Carl Orff recomendava para o ensino da música nas escolas: os xilofones, pandeiretas e outras. Gostei, sobretudo, dos xilofones – grandes e pequenos – dos martelinhos com toque de madeira, ou dos mais suaves cobertos de feltro.

Do gosto pelo som e, sobretudo, da noção do ritmo encaminhava-se a criatura para uma compreensão mais formal de música.

No entanto, não tenho dúvida de que o compositor Carl Orff entrou na minha vida por mão de uma professora primária muito dotada. Aliás, tenho tido sorte na educação e formação. Para além de pais cientes da sua missão ética e estética, encontrei – ao longo da minha vida – professores dignos desse nome. Alguns, felizmente, continuam a fazer parte do meu universo.

São ilhas de re-encontros e bem-estar num quotidiano cada vez mais estéril.

Post de HMJ

2 comentários:

  1. Não sabia desta vertente pedagógica de Carl Orff.
    A minha 'especialidade' eram os ferrinhos. :-) A ver se encontro na net para geminar.
    Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para MR:
      também me lembro dos ferrinhos. Aliás, não foi possível encontrar uma imagem com todos os instrumentos. Bons tempos de uma Escola ciente da sua missão cultural e MUSICAL.

      Eliminar