Numa área de 35 ha, do lado direito do Reno, em Bona, Alemanha, existem as várzeas do Reno [= Rheinaue] que, como se vê pela imagem, convidam a olhar a paisagem com as sete montanhas [=Siebengebirge] ao fundo. À semelhança de outras cidades alemãs, como este ano em Coblença, organiza-se, periodicamente, a chamada "Bundesgartenschau", ou seja, uma mostra federal de jardins. Para o efeito, procede-se à requalificação de determinados espaços públicos, deixando para o futuro belíssimos jardins como demonstra o exemplo acima, implementado, na cidade de Bona, no ano de 1979.
Contudo, a nossa visita das várzeas renanas tinha um outro objectivo. A saber, conhecer o que é considerada a maior e melhor feira da ladra [= Flohmarkt] da Renânia. O evento realiza-se, de Abril a Outubro, no terceiro Sábado do mês, espalhando-se pela várzea.
Tive a honra de ser convidada por aficcionadas e "profissionais" do evento, participando nos preparativos da visita que apenas se aconselha a pessoas de "boa" condição física. E foi assim. Levantar às 5 da madrugada, vestir roupa e calçado cómodo, tomar um rápido pequeno almoço, pôr a mochila às costas e ala. A mochila, inicialmente vazia, apenas com um pouco de café e uma sanduiche, serviria para se ir enchendo de artigos cobiçados e comprados.
De facto, a variedade e a quantidade da oferta é avassaladora. Passei o tempo a pensar na reduzida mala de viagem e, sobretudo, nos rídículos 20 kg que poderia levar no regresso a terras lusas !
P.S. As fotos foram retiradas da Internet, uma vez que me esqueci de levar máquina própria, com imensa pena minha.
Post de HMJ
Que espectáculo de local para fazer uma feira da ladra. Assim, sim.
ResponderEliminarDe HMJ para MR:
ResponderEliminaresqueci-me de um pormenor. Os entendidos chegam logo depois da abertura, por volta das 6 da manhã, de pilha na mão !!! Nos chegamos por volta das sete, ainda com lusco-fusco e terminámos a uma da tarde. Os pés, coitados, já nem se queixavam de tanto andar.