sábado, 15 de outubro de 2011

Os bisnetos de Stéphane Hessel e o mimetismo folclórico


Num protesto à escala global, hoje, haverá concentrações de "Indignados" em vários países do mundo dito livre e democrático. Estes ajuntamentos situar-se-ão, na sua quase totalidade, nas praças principais das cidades. Com as respectivas coberturas mediáticas, dos 5 minutos de fama e aparição nos telejornais.
Não imaginaria o nonagenário Stéphane Hessel (1917) que, um pequeno discurso, pronunciado em Glières, a 17/3/2009, mais tarde publicado em livro ("Indignez-vous!", aqui referido em 6/3/11), que foi best-seller em muitos países, cuja exiguidade ideológica é flagrante e motivos gastos e usados, não imaginaria Hessel, repito, que iria servir para classificar estes movimentos sem objectivo preciso e em locais errados como destino. Se os acampamentos da Primavera Árabe (Tunísia, Egipto...) tinham razão sustentada na sua luta contra as ditaduras, os restantes mostram, na maioria dos casos, um desnorte acentuado, o sentido lúdico de festa e um desejo curto de fama mediática, sem mais.
Apenas a juventude americana foi capaz de discernir, com objectividade, o nó do problema: e acampou em Wall Street!. Este facto foi ocultado e silenciado, mais de 10 dias, pelos media internacionais, o que é sintomático, e só começou a ser noticiado quando era vergonhoso não o fazer, e a Net já o tinha difundido, amplamente, pelos 4 cantos do mundo. Os nossos "Indignados" europeus vão para as praças das cidades... em vez de acamparem e se concentrarem nos corações dos impérios económico-financeiros, ou cercarem as delegações das Agências de ratos (rating agencies), de quem a maioria dos Políticos são meros bonifrates.
Assim os "Indignados" exerceriam uma pressão física importante sobre aqueles que têm provocado uma asfixia social e psicológica dos cidadãos de tantos países. Ganhariam assim uma legitimidade objectiva que eu poderia compreender e apoiar. Até lá não entenderei, estes aduares folclóricos nas praças principais das cidades europeias.

2 comentários:

  1. Creio que se esqueceu de «etiquetar» o René Magritte, e que bem que ele fica aqui!...

    ResponderEliminar
  2. Mil agradecimentos, minha Amiga! Esqueci-me, real e imperdoavelmente. Vou já remediar!
    Desejo-lhe uma boa noite e um tranquilo domingo!

    ResponderEliminar