quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Bibliofilia 52 : Herberto Helder


Tenho tido ocasião de verificar com alguma surpresa que, apesar da crise que nos atravessa, os valores de livros menos frequentes ou raros, em leilões ou em alfarrabistas, não têm baixado de preço. Pelo contrário, têm evoluído para mais caros. Será que passaram a ser uma forma de investimento?
É sabido que, na bibliografia de Herberto Helder, há algumas obras, de pequena tiragem, que atingem preços elevados, em leilões, porque também são apetecidos por muita gente. Para não falar do ainda recente cambalacho, em Setembro de 2008, aquando da saída do último livro do Poeta, "A Faca não corta o Fogo" (Assírio & Alvim), com o açambarcamento e reserva, por parte de "algumas pessoas", dos volumes da edição. De tal forma que, na data do lançamento, o livro já estava esgotado. E a tiragem era de 3.000 exemplares, imagine-se!... Posteriormente, foram vendidos à socapa, muito mais caros...
Mas a obra que eu queria abordar hoje é "Apresentação do Rosto" de Herberto Helder, com capa de Espiga Pinto (em imagem), editado pela Ulisseia, em 1968. Comprei esta primeira edição, usada, mas em boas condições, em Lisboa, no final dos anos 80, por Esc. 400$00 (cca. 2,00 euros). Em Julho de 2006, o boletim bibliográfico de Luís Burnay anunciava (lote 240) um exemplar igual, também brochado, ao preço de 130,00 euros. Ontem, recebi o 11º Boletim Bibliográfico da Livraria Antiquária do Calhariz (de José Manuel Rodrigues) em que o lote 304 é, também, "Apresentação do Rosto", de Herberto Helder. E o preço de venda, do volume brochado, é de 190,00 euros. Ou seja, soma e segue. 

4 comentários:

  1. Tenho muitos livros do H.H.
    A faca não corta o fogo foi-me oferecido no dia em que saiu.
    Vou ver se tenho esta ed. de Apresentação do rosto. Se não tenho, já tive. Quando comprei a 1.ª ed. da Poesia toda ofereci alguns livros anteriores de H.H.

    ResponderEliminar
  2. A capa de Espiga Pinto parece-me muito feliz, MR, e bonita. Os mais rarops de H. H. são da Contraponto, do Luiz Pacheco, mas até o voluminho da D. Quixote não é facil de arranjar e sai caro.

    ResponderEliminar
  3. Acho que não tenho nenhum da Contraponto. Mas a Vocação animal sim. Fiquei com ele porque foi o primeiro livro de poemas de H.H. que li.
    O Espiga Pinto era um grande capista. Digo que era porque acho que já não faz capas.

    ResponderEliminar
  4. Também creio que não. Aliás, grande parte das capasm, hoje, são quase a puxar para o chinelo...

    ResponderEliminar